Outubro Rosa: vistoria de mamógrafos é rotina na Vigilância em Saúde

31/10/2024 11:43

Porto Alegre conta com 43 serviços de radiodiagnóstico que realizam mamografias. Oito desses serviços atendem o SUS. Os 43 são vistoriados por profissionais que trabalham no Núcleo de Vigilância de Radiações Ionizantes da Secretaria Municipal de Saúde. 

O Núcleo é um setor da Vigilância Sanitária, dentro da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS. O setor inspeciona e licencia todos os serviços de radiodiagnóstico de Porto Alegre. No processo de licenciamento são conferidos os testes de controle de qualidade exigidos na legislação vigente. O objetivo é garantir a segurança sanitária e radiológica dos serviços, bem como a qualidade das imagens. 

Em 2024, o Núcleo de Vigilância de Radiações Ionizantes passou a utilizar um instrumento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, no projeto de Harmonização das Inspeções Sanitárias. O projeto “Com a Visa no Peito” tem como objetivo principal impulsionar inspeções sanitárias harmonizadas nos serviços de mamografia do Brasil, tornando o processo mais igualitário em todas as regiões. A chefe do Núcleo, Luciana Linck Correa, explica que a intenção é disponibilizar ferramentas que permitam o registro e a construção de um panorama abrangente sobre os serviços de mamografia do país. 

Os Roteiros Objetivos de Inspeção apresentam duas etapas. Uma avalia a estrutura física do local. A outra, o Programa de Controle de Qualidade. 

O câncer de mama, quando detectado no início, tem um prognóstico favorável. Uma das ferramentas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama é a mamografia. O exame é capaz de identificar pequenas alterações no tecido mamário, muitas vezes antes mesmo de qualquer sintoma ser percebido pela paciente. “A importância da mamografia está no fato de que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, reduzindo a mortalidade associada à doença”, enfatiza a técnica da DVS/SMS.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil