Pedágio solidário no HPS incentiva a doação de sangue
Nesta segunda-feira, 25, um pedágio solidário ocorreu em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da doação, especialmente diante dos estoques críticos nos bancos de sangue da cidade, com ênfase na urgente necessidade de doadores O- e de todos os outros tipos. Nesta segunda, o banco de sangue estará aberto à tarde para receber doadores.
A ação contou com o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), para a organização do trânsito no local, e a parceria do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), destacando o compromisso coletivo em prol da doação de sangue e da saúde da população.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça sua preocupação com a queda nos estoques, especialmente no período de final de ano, quando a demanda costuma aumentar. “Doar sangue é um gesto simples que salva vidas. Caso a pessoa seja um doador em potencial, pode procurar nosso banco de sangue e fazer parte dessa corrente de solidariedade. A doação faz toda a diferença”, reforça a coordenadora do local, enfermeira Nadia Calixto.
Para realizar a doação ao banco de sangue do HPS, as pessoas devem, preferencialmente, fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 3289-7658 (WhatsApp). O funcionamento é das 8h às 12h, nas segundas, quartas e sextas-feiras; e das 13h às 17h, nas terças e quartas-feiras, no segundo andar do hospital - avenida Venâncio Aires, 1116, bairro Bom Fim.
Condições para doar sangue:
Estar em boa condição de saúde;
Pesar mais de 50 quilos;
Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável);
Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas;
Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres);
Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue;
Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis;
Apresentar documento oficial com foto.
Cristiano Vieira