Periódico inglês publica artigo sobre a Saúde de Porto Alegre

17/08/2018 19:44

Um dos principais veículos de comunicação cientifica do mundo na área da saúde, o British Medical Journal – BMJ publicou no mês de agosto artigo da Secretaria Municipal de Saúde. Com o título “Consultas para os mais necessitados: pessoas que trabalham e são sexualmente ativas”, a publicação chama a atenção para o sucesso dos atendimentos no horário estendido nas unidades de saúde. Alem disso, a matéria apresenta uma diferença na resolutividade: enquanto no horário tradicional (das 7h ás 18h) o número de consultas que resultam em um encaminhamento para uma especialidade médica é em média 17%, durante a noite (18h às 22h), o número é de 11%.
 
O texto mostra ainda dados sobre a busca por atendimentos nas unidades que funcionam até as 22h, como o alto número de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite realizados durante o horário estendido: 3.888 testes durante a noite (em quatro horas) e 3.405 durante as horas habituais (11 horas). O trabalho destaca o importante papel do turno estendido para o manejo e controle de doenças transmissíveis, considerado problema ainda muito grave no Brasil.
 
O BMJ é uma publicação científica do Reino Unido. Trata-se de um dos mais influentes e conceituados veículos de comunicação sobre medicina no mundo. É publicado pelo BMJ Group, uma subsidiária integral da British Medical Association, responsável também por outros 24 jornais enfocando diferentes especialidades médicas.  

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes