Pesquisa identifica principais problemas de saúde bucal dos porto-alegrenses
Saber quais os principais problemas de saúde da boca dos brasileiros está entre os objetivos da pesquisa SB Brasil 2020, maior estudo do paÃs na área. Em Porto Alegre, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão nas ruas e precisam do acesso a residências para realizar entrevistas e exames. O levantamento é proposto pelo Ministério da Saúde e teve inÃcio em março do ano passado.
A ideia é verificar as necessidades que mais predominam na população, como cáries, próteses dentárias, tratamento de canal, traumatismos e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, por exemplo. Isso contribui na definição de recursos financeiros e outras iniciativas importantes para os municÃpios, no intuito de qualificar o atendimento.
As equipes estão identificadas com crachás da prefeitura e coletes da pesquisa SB Brasil 2020. “É importante que as famÃlias permitam o acesso dos profissionais à s residências, pois assim a cidade poderá contar com investimentos para solucionar os principais problemas de saúde bucal das pessoas que vivem aquiâ€, destaca a diretora de Atenção Primária da SMS, Vânia Frantz. Â
Pesquisa – Para cumprir as metas do estudo, Porto Alegre precisa realizar 1,4 mil exames em 67 setores censitários, com a participação de crianças, adolescentes, adultos e idosos nas idades de 5 e 12 anos e nos grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. As equipes são compostas por agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas, que atuam nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade.
Outras informações a respeito da pesquisa SB Brasil 2020 podem ser obtidas neste link.
Andrea Brasil