Pessoas em situação de rua participam de oficina de fotografia

18/10/2022 15:00
Alexandre Portuguez/Especial PMPA
SMS
Fotos são produzidas para confecção de cartões-postais

A fotografia tem sido um estímulo para novas criações na Rede Geração PopRua, iniciativa da prefeitura para oferecer oportunidades e acompanhamento a pessoas em situação de rua.

A programação da oficina, iniciada em junho, inclui momentos de troca de informações referentes ao funcionamento básico da câmera, enquadramento e escolha de temas que resultam em saídas de campo para capturar as imagens.

Viaduto da Conceição, Cais do Porto, Orla do Guaíba e Praça da Matriz foram alguns locais visitados para as produções fotográficas. “É gratificante participar da oficina, porque aprendo coisas novas, como as funções da máquina. Visitamos lugares, juntos, e tiramos fotos de paisagens, de monumentos, do que a gente quiser”, conta Kelly Rodrigues Severo, 41 anos. Para viabilizar a realização da oficina, eles receberam a doação de seis câmeras usadas.

Após a captura das imagens, o grupo escolhe três opções de cada participante para transformar em cartão-postal. A ideia é comercializar os produtos em feiras e oferecer uma opção de geração de trabalho e renda. “A possibilidade de vender os cartões é um estímulo, pois podem perceber o resultado do trabalho deles”, afirma a residente em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jessica Endres, que acompanha o grupo pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Neste sábado, 22, os produtos da Geração PopRua podem ser conferidos na Feira de Afroempreendedores, das 10h às 17h, na Casa de Cultura Mario Quintana (rua dos Andradas, 736, Centro Histórico). Além dos cartões-postais, estarão à venda vasos de cimento e produtos confeccionados nas aulas de costura.

Geração PopRua - Com agendas de segunda a sexta-feira, os 13 integrantes da oficina aprenderam técnicas de costura, confecção de vasos em cimento e introdução ao trabalho em economia solidária, além do novo curso de fotografia. No Centro de Saúde Santa Marta, onde ocorrem as aulas, o grupo também tem acesso direto a serviços de saúde, uma forma de fortalecer o vínculo com essa população.

O acompanhamento da oficina Geração Pop Rua é realizado pela SMS, em conjunto com outros serviços, como os Centros de Atenção Psicossocial e equipes de Assistência Social. A iniciativa integra as ações no Plano Municipal Ação Rua e no projeto Mais Dignidade, parceria da prefeitura com o Ministério da Cidadania para reinserção de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social com uso de álcool e outras drogas.

 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes