Porto Alegre aplica 22.602 doses em campanha de vacinação contra o sarampo
Desde que iniciou a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, em abril, Porto Alegre aplicou 22.602 doses, sendo 17.602 em crianças; 4.841 em trabalhadores da saúde e 159 em adolescentes e outros adultos.
A campanha foi encerrada pelo Ministério da Saúde em praticamente todo o Brasil, mas continua em estados nos quais há circulação ativa do vÃrus, como Amapá, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Os números finais serão conhecidos após 8 de julho.
A vacina contra o sarampo permanece à disposição da população, uma vez que integra o calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo oferecida via Sistema Único de Saúde (SUS).
A recomendação é de que a população em geral, dos 12 meses até os 29 anos, deve ter duas doses da vacina TrÃplice Viral; para o grupo entre 30 a 59 anos, é necessária uma dose da vacina.
Crianças fazem a primeira dose aos 12 meses, e a segunda, aos 15 meses. Profissionais de saúde devem ter duas doses durante a vida, independentemente da idade.
A recomendação é de que as pessoas que vão viajar para os locais com circulação ativa do vÃrus tenham esquema completo de vacinação registrado em carteira de vacinação.
Na dúvida, a orientação é comparecer a uma unidade de saúde para verificar o esquema vacinal e atualizá-lo, caso necessário.
 Â
Â
Lissandra Mendonça