Porto Alegre ganha novo Núcleo de Imunizações no Centro de Saúde IAPI

20/05/2021 17:59
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Descentralização torna mais ágil abastecimento de serviços vacinadores

A prefeitura entregou nesta quinta-feira, 20, a nova Central de Armazenamento de Imunobiológicos - incluindo vacinas – da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com a estrutura, instalada no Centro de Saúde IAPI, a secretaria passará a abastecer unidades de saúde e hospitais a partir de dois núcleos de imunização: Zona Sul e Zona Norte.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destacou a importância da entrega durante duas campanhas de vacinação: influenza e Covid-19. “Com mais esta estrutura conseguiremos agilizar as entregas e vacinar um maior número de pessoas o mais rápido possível”, afirma.

A descentralização vai permitir aumento e mais agilidade na capacidade do Núcleo de Imunizações da Diretoria de Vigilância em Saúde em abastecer os serviços vacinadores e orientá-los tecnicamente em relação às especificidades de cada imunobiológico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Imunizações.

O núcleo do Centro de Saúde IAPI abastecerá 62 unidades de saúde das gerências distritais de saúde Norte/Eixo Baltazar, Leste/Nordeste e Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas e os hospitais Cristo Redentor, São Lucas e Grupo Hospitalar Conceição.

Já o núcleo da Zona Sul, com sede na Diretoria Geral de Vigilância em Saúde, abastecerá 76 unidades de saúde do Centro, Partenon/Lomba do Pinheiro, Glória/Cruzeiro/Cristal, Sul/Centro-Sul e Restinga/Extremo Sul, além dos hospitais Fêmina, Clínicas, Pronto Socorro, e Complexo Hospitalar Santa Casa.

Estrutura - A rede de frio da sala de conservação foi montada com recursos do Ministério da Saúde e está equipada com oito câmaras científicas de 500 litros, com capacidade para armazenar até 22 mil doses de imunobiológicos em cada câmara. Para comparação, mensalmente, são movimentadas 120 mil doses de imunobiológicos na rede de vacinação abastecida pela SMS.

Além do secretário, participaram da entrega a diretora da Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer; diretor e a diretora adjunta da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter e Fernanda Fernandes; ex-dirigentes da Diretoria de Vigilância em Saúde e técnicos. Jeane Campelo e Raquel Guterres, representantes da empresa Cadastra Marketing Digital, que doou 25 caixas térmicas de 15 litros, um refrigerador e um freezer horizontal para equipar o núcleo, por meio do Projeto Unidos pela Vacina, também estiveram presentes.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes