Porto Alegre ganha novos promotores de saúde da população negra

05/11/2025 16:15
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Esta é a 24ª edição do curso, que tem carga horária de 96 horas/aula

Uma nova turma de 84 promotores de saúde da população negra teve formatura nesta quarta-feira, 5, em solenidade no NAU Live Spaces, no bairro São Geraldo. O evento marcou o encerramento da 1ª Mostra Municipal de Experiências Exitosas em Saúde da População Negra, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que teve início na terça-feira, 4, reunindo aproximadamente 470 participantes.

Esta é a 24ª edição do curso, que tem carga horária de 96 horas/aula. Os encontros da formação começaram em maio e foram até outubro. Realizado desde 2012, já formou mais de 850 pessoas, sendo a maioria de trabalhadores da rede. O curso é realizado pela área técnica de Saúde da População Negra da SMS.

A contextualização do processo histórico no Brasil e os conceitos de racismo e justiça reprodutiva foram temas debatidos. A programação também tratou de equidade e destacou a importância do registro adequado nos sistemas de informação para qualificar a produção de dados e desenvolver políticas públicas consistentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem termina a extensão passa a integrar os comitês técnicos de saúde da população negra, que funcionam nas diferentes regiões da Capital, atuando como multiplicador.

“É um processo de educação permanente com o objetivo de provocar mudanças nos processos de trabalho, a fim de garantir uma política de inclusão, de equidade e igualdade, através da própria percepção de cada participante sobre o racismo institucional presente no SUS”, diz a coordenadora de Políticas Públicas de Saúde da SMS, Gisele Martins Gomes.

Encerramento - 1ª Mostra Municipal de Experiências Exitosas em Saúde da População Negra terminou nesta quarta-feira, 5, com a premiação de trabalhos desenvolvidos nas unidades de saúde da Capital. Durante dois dias, a programação incluiu mesas temáticas, painéis, apresentações culturais e de trabalhos, exposição fotográfica, feira afroempreendedora e rodas de conversa.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins