Porto Alegre integra projeto para ampliar testagem do HIV

29/09/2021 08:49
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Estratégia de autotestagem garante o sigilo e a privacidade dos participantes

Porto Alegre contará com uma opção inovadora para testagem do HIV, vírus causador da Aids. A cidade será uma das quatro capitais do país a integrar o projeto A Hora é Agora, que tem como objetivo ampliar o acesso à testagem anti-HIV de populações mais vulneráveis à infecção, por meio de autoteste de fluido oral ou por uma gota de sangue. O lançamento do projeto é nesta quarta-feira, 29, às 9h, no Centro de Saúde Murialdo (avenida Bento Gonçalves, 3722 – Partenon), com transmissão no YouTube da Secretaria Municipal de Saúde.  

Na capital, a população-chave são homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo. O diferencial da estratégia está na forma como será conduzida, garantindo o sigilo e a privacidade dos participantes. Com isso, a expectativa é de que a adesão seja maior. O acesso aos testes será pelo site www.ahoraeagora.org, novo canal para que o público-alvo maior de 15 anos e residente na Capital solicite o kit de autotestagem para HIV, também acessado via celular. 

O projeto A Hora é Agora foi lançado em Curitiba, em dezembro de 2014, visando à expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção. Também está nas cidades de Campo Grande e Florianópolis. A ideia é promover a testagem de HIV, detectar precocemente o vírus causador da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis e iniciar rapidamente o tratamento. Pretende apoiar pessoas diagnosticadas e que vivem com HIV para que sigam o tratamento, essencial para a qualidade de vida. 

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC) e PEPFAR (sigla em inglês do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/Aids).

Como funciona - No site www.ahoraeagora.org, os usuários poderão solicitar o kit de testagem e recebê-lo em casa, pelos Correios, de forma totalmente gratuita. Existe também a opção de retirá-lo em um armário digital, usando um código, de forma sigilosa. O armário está localizado no Shopping Total, que funciona das 10h às 22h. O usuário pode realizar o autoteste em casa ou onde mais se sentir confortável, pois ele é rápido, confiável, seguro, confidencial e de simples execução.

Em caso de resultado positivo, os participantes serão convidados a fazer o teste confirmatório no Centro de Saúde Murialdo. Em caso reagente/positivo ao HIV, o usuário realizará todos os exames necessários (incluindo carga viral e contagem de CD4 rápida) e poderá iniciar o tratamento antirretroviral no mesmo dia do diagnóstico. A pessoa será vinculada a uma unidade de saúde e terá auxílio de um profissional da equipe do projeto A Hora é Agora. 

Dados - O boletim epidemiológico HIV/Aids edição 2020 do Ministério da Saúde mostra Porto Alegre como a capital com maior taxa de detecção de Aids no país, a capital com maior taxa de detecção de HIV em gestantes e a capital com o maior coeficiente de mortalidade pela doença. A cidade apresentou taxa de 58,5 casos por 100 mil habitantes em 2019, valor superior ao dobro da taxa do Rio Grande do Sul e 3,3 vezes maior que a taxa do Brasil, e de 22 óbitos/100 mil habitantes, cinco vezes superior ao coeficiente de mortalidade nacional. Do total de óbitos por Aids registrados no Brasil no período entre 1980 e 2019 (349.784), 70,4% ocorreram entre homens(246.091) e 29,6% entre mulheres (103.558).

Serviço:
1. Faça o cadastro no site www.ahoraeagora.org. Público-alvo: homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo. 
2. Receba o kit de testagem em casa, pelos Correios, ou retire em armário digital no Shopping Total (av. Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta), no térreo, próximo à Caixa Econômica Federal, todos os dias, das 10h às 22h.
3. Em caso de resultado positivo, dirija-se ao Centro de Saúde Murialdo para dar início ao tratamento (av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
4. O telefone de contato do projeto em Porto Alegre é o (51) 3289-5740.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil