Porto Alegre passa a contar com sexta unidade de saúde prisional
A Unidade de Saúde do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) Dr. MaurÃcio Cardoso foi entregue na tarde desta sexta-feira, 24, na avenida Bento Gonçalves, 2850, bairro Partenon. Esta é a sexta equipe de saúde prisional de Porto Alegre.
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com Equipe de Atenção Primária Prisional Ampliada. Médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e médico psiquiatra ou com experiência em saúde mental são contratualizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto à Associação Hospitalar Vila Nova. Também fazem parte da equipe um cirurgião dentista, um assistente social e um psicólogo do quadro do IPF.
“O serviço é um importante instrumento para aproximar o Sistema Único de Saúde (SUS) dessa população, humanizando o atendimentoâ€, destaca o secretário-adjunto de Saúde da Capital, Richard Dias. O atendimento desse público é orientado pela PolÃtica Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, com recursos provenientes do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
Cuidados básicos - Esta é a sexta equipe de saúde prisional da Capital gaúcha. As demais funcionam na Cadeia Pública de Porto Alegre (três), uma no PresÃdio Estadual de Porto Alegre e uma na Penitenciária Feminina Madre Pelletier. “A iniciativa é uma ação importante para ampliar o acesso a cuidados básicos, como casos de hipertensão, diabetes e tuberculose, por exemplo, qualificando o atendimento a essa populaçãoâ€, afirma a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer.
Participaram do evento diversas autoridades da Secretaria da Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo e Superintendência dos Serviços Penitenciários, Ministério Público, Ministério da Saúde e secretarias Estadual e Municipal de Saúde, entre as quais o secretário nacional de Atenção Primária, Raphael Câmara. Â
Lissandra Mendonça