Porto Alegre reorganiza leitos hospitalares da Operação Inverno

30/09/2022 14:13
Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Capital abriu 116 leitos adulto no período mais frio deste ano por meio um esforço conjunto com hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde prepara uma reorganização do sistema de leitos hospitalares da Capital após o fim do processo da Operação Inverno – ampliação de leitos para atender aumento da demanda no período de frio. A medida contabilizou a abertura de 116 leitos para adultos através de esforço conjunto do município e dos hospitais para suprir a demanda de atendimento ao público.

O período de execução da Operação Inverno se encerra nesta sexta-feira, 30, porém em contrapartida, serão mantidos 100 leitos nos Hospitais Vila Nova e Independência pelo prazo de 15 dias, com o objetivo de adequar o atendimento da alta demanda que ainda vem ocorrendo na Capital.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, a taxa de ocupação de leitos segue alta e por este motivo é necessário manter a mobilização em torno de mais leitos. “O cenário é de cautela, ainda estamos atendendo demandas represadas do período mais agudo da pandemia, por isso precisamos avaliar dia a dia”, destaca Sparta.

Atualmente, a taxa de média de ocupação em emergência da capital é de 149%, aproximadamente 45% destes pacientes sendo da região metropolitana e interior do Estado. A manutenção dos leitos da Operação Inverno está sendo custeada com recursos municipais e teto de Média e Alta Complexidade (MAC) do Ministério da Saúde.

Na terça-feira, 4, o prefeito Sebastião Melo, o secretário Mauro Sparta e a equipe técnica da Saúde de Porto Alegre participam de reunião junto à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para busca de soluções do financiamento destes leitos que vêm sendo custeados somente pela Prefeitura e o Governo Federal.

Neemias Freitas

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes