Porto Alegre retoma oferta de testagem para Covid-19 a viajantes aéreos nesta quarta

01/12/2021 15:03
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Para fazer o teste RT-PCR, é necessário preencher o formulário do viajante

Viajantes aéreos com ou sem sintomas respiratórios que desembarcaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho há no máximo sete dias, residentes em Porto Alegre ou que permanecerão na cidade por no mínimo quatro dias, podem fazer a testagem para Covid-19 já a partir desta quarta-feira, 1º. 

A oferta está sendo retomada pela Prefeitura de Porto Alegre em função da confirmação de caso da nova variante ômicron no país. Para fazer o teste RT-PCR, o viajante deverá obrigatoriamente preencher formulário disponível aqui.

Após o preenchimento, o interessado receberá pelo e-mail indicado no formulário a orientação sobre o procedimento para realizar a coleta do exame, que estará disponível em cinco laboratórios parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, sendo quatro pontos em bairros e um drive-thru. Os endereços são indicados no email que o viajante receberá. 

O diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, destaca que essa é uma medida de segurança, já que a Organização Mundial da Saúde declarou essa nova cepa como variante de preocupação e isso se dá pelo fato de ter maior capacidade de transmissão, assim como as variantes gama e delta.

Documentos necessários - O exame é autorizado somente com o envio do formulário e o comparecimento a um dos laboratórios com prazo máximo de sete dias após o desembarque. É preciso apresentar: 
- Documento de identificação com foto e CPF (Ex: RG, CNH, etc)
- Bilhete de embarque do voo com destino a Porto Alegre, ou cartão de embarque com origem no exterior e desembarque em qualquer local do Brasil, ocorrido até sete dias antes da data da coleta.
- Comprovante de residência ou de estadia (reserva no hotel, com duração mínima de quatro dias).

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil