Prefeitura amplia acesso a exames de espirometria

26/02/2024 09:01

Pessoas que aguardam por uma espirometria em Porto Alegre poderão ter acesso ao exame com mais agilidade a partir desta segunda-feira, 26. Convênio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Associação Hospitalar Vila Nova irá ofertar cerca de 300 exames por mês como forma de reduzir a fila de espera na especialidade, que é de 4,2 mil pacientes.

Os usuários que já aguardam no Gercon, sistema municipal que gerencia a ordem de prioridade para ter acesso ao exame, serão contatados diretamente por telefone para comparecer ao local onde será realizada a análise. Por isso, é importante manter atualizado o cadastro na unidade de saúde de referência.  

“O convênio irá facilitar o acesso dos pacientes, pois os atendimentos serão realizados de forma itinerante nas diferentes regiões da cidade, evitando deslocamentos mais longos”, avalia a coordenadora de Especialidades da SMS, Cláudia Reck.

Atualmente, o exame é realizado em dois serviços do Sistema Único de Saúde (SUS): Ambulatório de Especialidades Santa Marta e Ambulatório de Especialidades do IAPI, com a oferta de 350 testes por mês. O convênio terá duração até outubro e irá ofertar cerca de 2,7 mil exames para pessoas que aguardam na fila de espera.

A espirometria é um exame essencial para o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças respiratórias decorrentes de asma ou tabagismo, por exemplo, para o monitoramento e acompanhamento. Com ele também é possível acompanhar sequelas em pacientes que tiveram Covid-19.

O serviço não é oferecido aos pacientes por demanda espontânea, ou seja, a solicitação deve ser feita por médicos das unidades de saúde ou especialistas. “A requisição poderá ser feita por médicos da Atenção Primária à Saúde já na primeira consulta, facilitando o acesso dos pacientes ao exame que é tão necessário para o tratamento das doenças respiratórias”, enfatiza Cláudia.

Vanessa Conte

Andrea Brasil