Prefeitura amplia oferta de próteses dentárias a pacientes da Capital
Pacientes que aguardam por uma prótese dentária em Porto Alegre agora recebem atendimento com mais agilidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em novembro, a oferta de próteses dentárias teve um acréscimo de até 150 unidades mensais na Capital. Com investimento de R$ 93 mil mensais, a ampliação ocorreu com base em contrato da prefeitura com o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS).
Uma das beneficiadas foi dona Dirce Alves Dalolmo, 76 anos, que já pode sorrir sem receio e retomar a mastigação de alimentos sólidos. A prótese colocada na arcada superior possibilita que ela volte a mastigar, já que estava à base de dieta pastosa e líquida.
A idosa aguardava a reabilitação protética desde maio de 2021. Ao se olhar no espelho, foi uma alegria só. Disse estar animada, atirou beijos para a equipe e até balançou o corpo simulando dançar. “Estou muito feliz, pois usar a prótese melhora em tudo, para sorrir, se alimentar, conversar”, conta.
Conforme a cirurgiã-dentista do Sesc e especialista em prótese, Viviane Fornari Vidal, o tratamento impacta na autoestima, bem-estar social e qualidade de vida. “Os pacientes ficam muito felizes e satisfeitos com a reabilitação, é gratificante”, diz. Em média, são realizadas quatro consultas até a colocação da prótese.
Aumento da oferta - Até outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferecia 80 próteses totais e parciais removíveis ao mês, em contrato com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Com o acréscimo, o número total de itens mensais fornecidos pode chegar a 230 unidades, um aumento de 187%. A contratação é válida por um ano.
Para ter acesso, são priorizados cerca de 2,5 mil moradores de Porto Alegre que já aguardam na fila do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). O encaminhamento é feito em consulta de avaliação odontológica na unidade de saúde, após tratamento dentário para adequação da boca.
Porto Alegre possui 222 equipes de saúde bucal, distribuídas em 104 unidades de saúde, além de cinco Centros de Especialidades Odontológicas. Após encaminhamento, a confecção da prótese é feita em unidades operacionais do Sesc na Capital.
Cristiano Vieira