Prefeitura assume gestão da Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado 

01/02/2022 10:09
Divulgação / SES
SAÚDE
Transferência foi oficializada nesta terça-feira

A Prefeitura de Porto Alegre assume a gestão da Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado (FME). O município será responsável pela distribuição dos remédios à população, utilizando equipe e espaços próprios.

Para facilitar a transição, que começa agora e vai até setembro, o Estado irá fornecer o espaço, 34 funcionários e 22 estagiários, além de repassar R$ 973 mil para a implantação da farmácia no Centro de Porto Alegre. 

A entrega foi oficializada em uma cerimônia nesta terça-feira, 1º. A secretária-adjunta estadual da Saúde, Ana Costa, assinou um termo de transferência e entregou uma chave simbólica para o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta. 

“A gente assume com a humildade, responsabilidade e esperança de que o trabalho da farmácia se torne mais cômodo para a população”, destaca Sparta. 

A FME disponibiliza mensalmente remédios para tratamento de doenças não transmissíveis, como artrite, Alzheimer e asma, para 24 mil moradores da Capital. Segundo Sparta, hoje já é possível a marcação digital da retirada de medicamentos. Os próximos passos serão a descentralização da entrega, que passaria a ser feita nos bairros dos usuários, e, no futuro, nas próprias residências deles.

Conforme Ana, a gestão municipal só veio somar. “Continuaremos fazendo as entregas, mas com a gestão municipal os medicamentos poderão chegar aos usuários com muito mais efetividade”, afirma. Ela lembrou que a mudança de administração só foi possível com a reorganização financeira do Governo do Estado nos últimos dois anos. “No começo da gestão, tínhamos a realidade de não atender 50% dos medicamentos, dada a dívida do Estado com os laboratórios. Hoje, o Estado atende 90% dos medicamentos”, acrescenta.

 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça