Prefeitura começa vacinação contra gripe e Covid-19 nas escolas municipais

01/06/2023 08:36
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Menores de 12 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis

Uma campanha de vacinação itinerante contra gripe e Covid-19 terá início nesta quinta-feira, 1º, nas escolas municipais de Porto Alegre. O Rolê da Vacina - programa lançado durante a pandemia - será retomado para ajudar na imunização das crianças e adolescentes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde.

"Com a queda das temperaturas, nossas crianças ficam mais vulneráveis. Por isso, a importância dessa ação integrada que vai circular pela rede municipal e garantir que o ambiente escolar seja saudável", afirma a secretária de Educação, Sônia Rosa.

Neste primeiro dia, a vacinação acontecerá na EMEF Décio Martins Costa, no bairro Sarandi. A equipe de agentes de saúde estará na escola a partir das 7h30 para aplicar a vacina nos alunos do turno da manhã. A imunização será retomada às 12h para atender a hora da saída e se estender para chegada do turno da tarde. Estudantes menores de 12 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis para aplicação.

"A vacina contra a gripe é segura, eficaz e faz parte do calendário nacional de imunizações. Também será mais oportunidade para quem ainda não completou o ciclo vacinal da Covid-19. A campanha itinerante nas escolas municipais busca facilitar o acesso à vacinação e levar esse importante serviço para perto da comunidade", destaca o secretário de Saúde, Fernando Ritter.

Cronograma de vacinação nas escolas:

Quinta-feira, 1º - EMEF Décio Martins Costa manhã e tarde
Sexta-feira, 2 - EMEF América pela manhã e EMEF Afonso Guerreiro Lima à tarde
Sábado, 3 - EMEF São Pedro pela manhã
Segunda-feira, 5 - EMEF Aramy Silva pela manhã e EMEF Alberto Pasqualini à tarde
Terça-feira, 6 - EMEF Mariano Beck pela manhã e EMEF João Satte à tarde
Quarta-feira, 7 - EMEF Martim Aranha pela manhã e EMEF Neusa Brizola à tarde  

 

Julio Lemos

Andrea Brasil