Prefeitura cria força-tarefa para enfrentar casos de dengue na Capital

17/03/2022 11:39
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeitura promoveu reunião para alinhar e fortalecer ações para combater o mosquito da dengue

A Prefeitura de Porto Alegre irá criar uma força-tarefa para enfrentar o aumento abrupto de casos de dengue na Capital. A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 17, no Centro Integrado de Comando (CEIC), com a presença do prefeito Sebastião Melo e representantes do Exército Brasileiro, Brigada Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), e secretarias municipais de Saúde (SMS) e Serviços Urbanos (SMSURB).

As ações da força-tarefa serão coordenadas pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, com o apoio de vários órgãos. O objetivo é fazer uma varredura nos locais com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Serão vistoriados terrenos públicos e privados, com atenção aos pontos onde há água parada: “A prefeitura vai fazer o seu dever de casa, mas o cidadão também precisa fazer o seu papelâ€, destaca o prefeito Sebastião Melo.

Entre as ações discutidas, está a criação de um canal específico no 156 para denúncias de locais com proliferação do mosquito. Também está previsto um dia D de combate ao mosquito da dengue, com orientação aos moradores, remoção de criadouros dos mosquitos e busca ativa de casos suspeitos da doença. A população também poderá fazer o descarte de resíduos que não podem ser recolhidos pelas coletas domiciliar e seletiva, contribuindo para eliminar os focos irregulares de lixo na cidade.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Força-tarefa fará varredura nos locais com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue

Casos de dengue - Porto Alegre já contabiliza 112 casos de dengue em 2022, sendo 109 contraídos na cidade. Em todo o ano passado, foram 83 registros. Os casos são registrados em todas as regiões, com prevalência nos Distritos Sanitários Leste e Centro Sul, com 53 e 27 casos, respectivamente. Os dados podem ser conferidos em tempo real neste link.

Prevenção - A principal forma de evitar a proliferação do mosquito é eliminando os locais com água parada. Por isso, a SMS orienta os moradores a revisarem seus pátios e residências. “Pequenos recipientes deixados ao ar livre acabam se transformando em criadouros: é o potinho de planta, o ralo, a garrafa, entulhos dentro das casas. Para isso, é fundamental o olhar de cada pessoa, de cada famíliaâ€, alerta o diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

 

Luize Baini

Lucas Barroso