Prefeitura disponibiliza canal de comunicação para regularizar registro de vacinas

21/07/2021 11:39
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Equipes trabalham para atualizar dados no sistema

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá disponibilizar, a partir desta quarta-feira, 21, um canal de contato para pessoas imunizadas com as duas doses da vacina contra a covid-19 (ou com a dose única da Janssen) que ainda não tiveram os registros dos imunizantes inseridos no sistema do Ministério da Saúde. A comunicação deverá ser feita exclusivamente por mensagens de texto no WhatsApp, no número (51) 3289-2715.

Na mensagem, deverá ser informado o número do cartão SUS, além de ser enviada uma foto da carteirinha de vacinação no qual constam os dados, como data de aplicação, lote e marca do imunizante. Com os dados em mãos, as equipes trabalharão para atualizar os registros na plataforma. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer, explica que, devido à intensa demanda, pode ocorrer um atraso entre a aplicação da dose e o registro no sistema do Ministério da Saúde. Equipes da SMS realizam uma força-tarefa para inserir todos os dados e atualizar a plataforma. Ainda assim, segundo Caroline, podem ocorrer erros na hora do primeiro registro.

“Alguns pontos de vacinação não dispõem de computadores, então as equipes precisam digitar os dados manualmente. Quando vão passar para o sistema, eventualmente, encontram inconsistências nos dados. Neste caso, as nossas equipes costumam ligar para checar as informações, realizando uma busca ativa, mas nem sempre conseguem contato. Por isso, resolvemos colocar este canal de comunicação à disposição”, ressalta a diretora.

Para verificar se as doses foram efetivamente inseridas no sistema, é necessário fazer o download do aplicativo Conecte SUS no smartphone, inserir os dados do Login Cidadão e acessar a aba “Vacinas”. Aqueles que já estão com as duas doses devidamente registradas poderão baixar a Carteira de Vacinação Digital. O documento pode ser salvo no celular e substitui o cartão de papel. 

Para consultar se a vacina está registrada no sistema do Ministério da Saúde, siga o passo a passo:

1. Faça o download do aplicativo Conecte SUS em seu smartphone

2. Insira os seus dados do Login Cidadão 

3. Acesse a aba “Vacinas”. 

4. Se as duas doses já foram aplicadas, mas ainda não aparecem no aplicativo, entre em contato através do WhatsApp da Secretaria Municipal de Saúde: (51) 3289-2715 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).

5. Se as duas doses foram devidamente registradas, é possível baixar o comprovante, clicando em “Carteira de Vacinação Digital”. A carteira irá aparecer automaticamente na tela.

Luize Baini

Lissandra Mendonça