Prefeitura entrega laboratório de apoio à vigilância ambiental

04/11/2021 15:22
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Luva servirá como estrutura de apoio aos programas de saúde

Foi entregue à cidade nesta quinta-feira, 4, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Laboratório da Unidade de Vigilância Ambiental (Luva) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, participou da solenidade na rua Visconde do Herval, no bairro Menino Deus. 

O Luva servirá como estrutura de apoio aos programas da Vigilância Ambiental em Saúde da prefeitura. Com 73,6 metros quadrados de área construída, o espaço conta com estacionamento para veículos próprios, laboratório, sala administrativa, central de material e esterilização, vestiário, almoxarifado, recepção e local de armazenamento de material educativo da área ambiental.

Sparta destacou a importância do trabalho contínuo na administração pública para a garantia da saúde pública municipal. “O Luva resulta do trabalho de muitos servidores e gestões municipais, e é com satisfação que dizemos à cidade que neste momento de pandemia a secretaria não parou, oferecendo mais uma estrutura de serviços”, disse.

Entre as atividades a serem desenvolvidas no local de forma imediata e gradual estão:
- Atendimento de demandas 156 e notificações de antropozoonoses (doenças primárias de animais e que podem ser transmitida aos humanos) e epizootias (ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região, podendo levar ou não a morte). 
- Apoio à profilaxia da raiva em cães e gatos
- Apoio à captura de morcegos (quirópteros) para investigação de raiva
- Apoio para investigação de febre amarela em Primatas Não Humanos 
- Manejo de amostras biológicas coletadas ou recebidas da rede de Clínicas Veterinárias
- Apoio às intervenções comunitárias nas atividades de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral Canina 
- Apoio às ações de bloqueios químicos de controle de infestação de vetores das doenças de Chagas, leishmaniose, dengue, zika e chikungunya
- Capacitações específicas. 
- Apoio ao serviço de desratização e controle de leptospirose: aplicação de iscas de veneno em via urbana/bueiros para extermínio de roedores
- Apoio ao Laboratório Móvel do programa de Vigilância da Qualidade das Águas (Vigiágua) municipal.

A atividade teve a participação dos diretores da DVS, Fernando Ritter e Fernanda Fernandes, gerentes da DVS e servidores do órgão, além de residentes que atuam na Equipe de Antropozoonoses, que trabalharão diariamente no Luva.  

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes