Prefeitura entrega novo núcleo de imunizações no Centro de Saúde IAPI 

20/05/2021 08:37
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Capacidade do núcleo é para 22 mil doses de imunobiológicos

A Prefeitura de Porto Alegre entrega nesta quinta-feira, 20, às 15h, uma nova central de armazenamento de imunobiológicos - incluindo vacinas - na área 9 do Centro de Saúde IAPI (rua 3 de Abril, 90 – Passo D’Areia). Com a estrutura, a Secretaria Municipal de Saúde passará a abastecer unidades de saúde e hospitais a partir de dois núcleos de imunização, Zona Sul e Zona Norte.

A descentralização vai permitir aumento e mais agilidade na capacidade do Núcleo de Imunizações da Diretoria de Vigilância em Saúde em abastecer os serviços vacinadores e orientá-los tecnicamente em relação às especificidades de cada imunobiológico oferecido pelo SUS por meio do Programa Nacional de Imunizações. 

Participam da entrega o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mauro Sparta, o diretor da Vigilância em Saúde (DVS), Fernando Ritter, além de técnicos da DVS. 

A rede de frio da sala de conservação foi montada com recursos do Ministério da Saúde e está equipada com oito câmaras científicas de 500 litros, suficientes para armazenar até 22 mil doses de imunobiológicos. Mensalmente, são movimentadas 120 mil doses de imunobiológicos na rede de vacinação abastecida pela SMS. 

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil