Prefeitura esclarece dúvidas sobre a vacinação de profissionais da saúde
Â
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou nessa segunda-feira, 22, o plano de estratégia de vacinação de profissionais da área da saúde em 20 farmácias parceiras da prefeitura. A imunização dos profissionais começa nesta terça-feira, 23, de forma escalonada, por faixa etária, e mediante comprovação de moradia ou exercÃcio profissional em Porto Alegre. O horário de vacinação será das 9h à s 17h, em todos os dias previstos para vacinação (confira abaixo).
De acordo com legislações e regramentos especÃficos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação será oferecida a público especÃfico.
Profissionais contemplados nesta etapa:
Profissionais de saúde liberais ou de estabelecimentos de saúde, com atividade assistencial direta e presencial, representados em 14 categorias: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação fÃsica, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares que atuam em serviços voltados ao atendimento da saúde humana como, por exemplo, em hospitais, clÃnicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias, consultórios.
Profissionais não contemplados nesta etapa:
Trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clÃnica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal);
Profissionais em trabalho não presencial;
Pessoal de apoio (secretárias, recepcionistas, atendentes de balcão).
Â
Documentos obrigatórios para vacinação:
Para ser vacinado, o profissional deverá entregar cópias impressas dos seguintes documentos:
Cópia do registro profissional;
Documento de Autodeclaração do Profissional de Saúde (Anexo 5 do plano de vacinação municipal contra Covid-19);
Cópia do comprovante de residência ou exercÃcio profissional:
- comprovante de residência em Porto Alegre; ou
- profissionais de saúde vinculados a instituições de saúde de Porto Alegre: comprovante de endereço da instituição de saúde de atuação do profissional de saúde;
- profissionais autônomos que atendem a domicÃlio: declaração de ao menos dois clientes/pacientes residentes no municÃpio de Porto Alegre onde o profissional de saúde atual e respectivos comprovantes de residências desses clientes/pacientes.
Â
Leia também: Equipes de farmácias estão capacitadas para vacinar profissionais de saúde contra Covid-19
Â
Andrea Brasil