Prefeitura esclarece dúvidas sobre a vacinação de profissionais da saúde

23/03/2021 08:42

 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Imunização dos profissionais começa, de forma escalonada, nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou nessa segunda-feira, 22, o plano de estratégia de vacinação de profissionais da área da saúde em 20 farmácias parceiras da prefeitura. A imunização dos profissionais começa nesta terça-feira, 23, de forma escalonada, por faixa etária, e mediante comprovação de moradia ou exercício profissional em Porto Alegre. O horário de vacinação será das 9h às 17h, em todos os dias previstos para vacinação (confira abaixo).

De acordo com legislações e regramentos específicos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação será oferecida a público específico.

Profissionais contemplados nesta etapa:

Profissionais de saúde liberais ou de estabelecimentos de saúde, com atividade assistencial direta e presencial, representados em 14 categorias: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares que atuam em serviços voltados ao atendimento da saúde humana como, por exemplo, em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias, consultórios.

Profissionais não contemplados nesta etapa:

Trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal);

Profissionais em trabalho não presencial;

Pessoal de apoio (secretárias, recepcionistas, atendentes de balcão).

 

Documentos obrigatórios para vacinação:

Para ser vacinado, o profissional deverá entregar cópias impressas dos seguintes documentos:

Cópia do registro profissional;

Documento de Autodeclaração do Profissional de Saúde (Anexo 5 do plano de vacinação municipal contra Covid-19);

Cópia do comprovante de residência ou exercício profissional:

- comprovante de residência em Porto Alegre; ou

- profissionais de saúde vinculados a instituições de saúde de Porto Alegre: comprovante de endereço da instituição de saúde de atuação do profissional de saúde;

- profissionais autônomos que atendem a domicílio: declaração de ao menos dois clientes/pacientes residentes no município de Porto Alegre onde o profissional de saúde atual e respectivos comprovantes de residências desses clientes/pacientes.

Locais de atendimento

 

Faixa etária


Leia também: Equipes de farmácias estão capacitadas para vacinar profissionais de saúde contra Covid-19

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil