Prefeitura faz ações para vacinar pessoas em situação de rua contra Covid-19

15/02/2022 14:30
Divulgação/SMS PMPA
SAÚDE
Ideia é completar o esquema vacinal desta população, além da aplicação da dose de reforço

Pessoas em situação de rua foram vacinadas contra Covid-19 na manhã desta terça-feira, 15, em ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Centro POP 1, na avenida João Pessoa, 2.384. Acompanhada do Zé Gotinha, personagem que simboliza a vacinação no país, a equipe do Consultório na Rua Centro atendeu no local das 9h às 11h.

A iniciativa conta com parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A ideia é completar o esquema vacinal desta população, com ênfase ainda na aplicação da dose de reforço do imunizante contra o novo coronavírus. Também foram realizados testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis. 

“O cuidado compartilhado entre as políticas de saúde e assistência social é imprescindível para atender essa população”, avalia a psicóloga Letícia Quarti, da área técnica de Saúde da População em Situação de Rua. “Precisamos ir em busca dos usuários em seus itinerários, pois são migratórios e estão na luta pela sobrevivência diária, muitas vezes não buscando os serviços de saúde”, afirma. 

Outra ação semelhante será realizada na próxima terça-feira, 22, no Centro POP 3, localizado na avenida França, 496. O atendimento será das 9h às 11h. 

Durante o ano passado, a prefeitura realizou diversas ações itinerantes em diferentes regiões da cidade para vacinar pessoas em situação de rua contra Covid-19 e oferecer outros serviços de saúde. O serviço foi levado a locais como restaurantes populares, centros de atenção psicossocial, Escola Porto Alegre e centros de convivência e assistência social. 

Dados do painel vacinômetro indicam que 1.896 pessoas em situação de rua receberam ao menos uma dose da vacina contra Covid-19 na capital gaúcha. O quantitativo corresponde a 96% da população estimada desse público, que é de 1.974 pessoas na cidade. Com a segunda dose são 1.297, correspondendo a 65,7% do público estimado dessa população. Receberam a dose de reforço 273 pessoas, ou 13,8% do público estimado em Porto Alegre. 
 

Vanessa Conte

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes