Prefeitura inaugura nova Unidade de Saúde Navegantes

29/11/2021 16:06
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Obra foi iniciada em novembro de 2019 e concluída em novembro deste ano

A Prefeitura de Porto Alegre entregou nesta segunda-feira, 29, as obras de revitalização da Unidade de Saúde (US) Navegantes, localizada na avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5, bairro São Geraldo. A cerimônia de entrega contou com a participação do secretário municipal de saúde, Mauro Sparta e do vereador Alvoni Medina (Republicanos), que destinou recursos para a compra de equipamentos para a Unidade. (fotos)

Com investimento de R$ 773,5 mil, a obra foi iniciada em novembro de 2019 e concluída em novembro deste ano. “Durante esses dois anos de reforma, conseguimos manter todos os atendimentos e agora estamos felizes de poder oferecer uma unidade revitalizada para a população”, destaca a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer.

A Unidade passou por reforma geral na estrutura, redes hidráulica e elétrica, tubulações embutidas e revestimento das paredes, pintura da fachada externa, da área interna e dos forros. Para qualificar a climatização, foram instalados aparelhos de ar-condicionado. As benfeitorias incluíram qualificação do revestimento interno e externo, recuperação e revitalização da fachada externa, pavimentação da calçada, iluminação interna e instalação de esquadrias, acabamentos internos e ajardinamento. “É uma melhoria bastante significativa que confere outro aspecto para o local. Melhora até mesmo o acolhimento dos pacientes que se sentem mais valorizados em ter uma unidade melhor estruturada”, diz a líder comunitária Lorimar Almeida Fiúza. 

A US é referência para 15 mil moradores da região e conta com dez consultórios, três salas de procedimentos de curativo e observação, uma sala de vacina, uma sala de vacina Covid, uma sala de acolhimento e um consultório odontológico com três cadeiras. A estimativa é que sejam atendidas uma média de três mil pessoas por mês no local e que sejam realizadas 95 visitas domiciliares mensais pelas equipes. 

“É com muita alegria e satisfação que fazemos mais esta entrega para a comunidade. Desde o início do ano, concluímos a reforma de seis unidades de saúde e inauguramos outras duas novas unidades. Seguimos firmes no propósito de qualificar o atendimento de saúde à população”, afirma o secretário de saúde da Capital, Mauro Sparta. Além da US Navegantes, foram revitalizadas e entregues este ano as unidades de saúde Santa Maria, Jenor Jarros, Elizabete, Pitinga e Laranjeiras.

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes