Prefeitura inicia vacinação de mulheres com 59 anos sem comorbidades na tarde desta sexta

04/06/2021 08:37
Alex Rocha/PMPA
SAÚDE
Imunização do primeiro grupo não prioritário será realizada em 12 unidades de saúde a partir das 13h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a vacinação contra a Covid-19 de mulheres com 59 anos sem comorbidades na tarde desta sexta-feira, 4. Com esta nova faixa, a campanha de imunização em Porto Alegre passa a vacinar pessoas fora dos grupos prioritários. Esta seleção inicial é necessária em função da quantidade de vacinas disponíveis, a partir do lote que será entregue pelo Estado ao município no final da manhã desta sexta.

Por conta da logística necessária para distribuição das doses nas unidades de saúde, a vacinação para este grupo começará às 13h e será feita em 12 unidades até as 17h. Confira a lista:

- US Belém Novo - Rua Florêncio Farias,195 - Bairro Belém Novo
- Clínica da Família Álvaro Difini - Rua Álvaro Difini, 520 - Bairro Restinga
- US Morro Santana - Rua Marieta Menna Barreto, 210 - Bairro Protásio Alves
- Centro de Saúde Santa Marta - Rua Capitão Montanha, 27 - Bairro Centro Histórico
- Centro de Saúde Modelo - Avenida Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana
- US Santa Cecília - Rua São Manoel, 543 - Bairro Santa Cecília
- Centro de Saúde IAPI - Rua Três de Abril, 90 - Bairro Passo da Areia
- US Glória (Igreja Nossa Senhora da Glória) Av Prof Oscar Pereira, 2851
- US Moab Caldas - Avenida Moab Caldas, 400 - Bairro Santa Tereza
- US Camaquã- Rua Professor Dr. Pitta Pinheiro Filho, 176 - Bairro Camaquã
- US São Carlos - Avenida Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon
- US Rubem Berta - Rua Wolfram Metzler, 675

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer voltará a ser feita, nesta sexta-feira, 4, nas 20 farmácias credenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde e nas unidades de saúde Belém Novo, Rubem Berta e Panorama. A D2 é destinada aos grupos que já completaram 21 dias ou mais desde a aplicação da primeira dose.

Nas unidades de saúde, a imunização começa às 8h e prossegue até as 17h. Nas farmácias parceiras, a vacinação será das 9h às 17h, com exceção da Panvel Iguatemi que atende das 10h às 17h. É necessário apresentar carteira de vacinação com registro da primeira dose feita em Porto Alegre e documento de identidade com foto e CPF. Saiba mais.

Também nesta sexta-feira será retomada a vacinação para os grupos que vinham sendo imunizados antes do feriado de Corpus Christi:

- Primeira dose para professores e trabalhadores das escolas municipais e estaduais  de ensino infantil e fundamental, nas 12 unidades referidas acima, das 8h às 17h;
- Primeira dose para pessoas acima de 18 anos com comorbidades, com deficiência cadastradas no plano Benefício de Prestação Continuada, vivendo com HIV e com Síndrome de Down, profissionais de saúde e de apoio à saúde. Estes serão vacinados também nas 12 unidades de saúde listadas acima, das 8h às 17h.
- Segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford para quem tomou a primeira dose há mais de 12 semanas, das 8h às 17h em 33 unidades de saúde (confira a lista).

Pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina Covid-19. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação.

Para D1 é preciso documentos de identidade com CPF e foto e comprovação da condição de saúde ou ocupação e de residência ou trabalho em Porto Alegre; para D2, documento de identidade e carteira de vacinação com registro da D1. 

Comorbidades: Atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamentos de uso contínuo, de acordo com o agravo. Pessoas com deficiência (PCD): Documento que comprove a deficiência.  Além de laudo médico, pode ser cartão de transporte público especial, cartão de estacionamento para PCD.

Balanço do feriado - No Centro de Saúde Modelo, foram aplicadas 1.868 primeiras doses. No IAPI, foram 1.602 doses. Professores e funcionários de escolas privadas de educação infantil que não puderam ser vacinados nessa quinta-feira terão nova oportunidade nesta sexta, nas 12 unidades de saúde de referência.

 

Ricardo Azeredo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes