Prefeitura leva ação de saúde ao bairro Floresta

18/11/2021 13:23
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foram oferecidos testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, consultas médicas e de enfermagem

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação contra Covid-19, consultas médicas e de enfermagem e orientações gerais de saúde foram alguns dos serviços levados ao bairro Floresta na noite de quarta-feira, 17 (fotos). Das 18h às 21h30, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atendeu o público na Associação Cultural Vila Flores (rua São Carlos, 753).

A ação contou com orientações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis na unidade móvel do projeto Fique Sabendo, distribuição de preservativos e exame citopatológico para prevenção ao câncer de colo uterino. O resultado dos testes rápidos sai em 30 minutos.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Público aproveitou para atualizar vacinação contra Covid-19

Organizado pelo Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta, o atendimento foi voltado a profissionais do sexo e público em geral. Foram realizados 15 testes rápidos e nove coletas de exame citopatológico, sete atendimentos médicos e distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de 24 aplicações de vacinas contra Covid-19. Integraram a ação seis trabalhadores, entre médico, residentes em enfermagem e saúde coletiva, técnicos de enfermagem e motorista. 

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Confira a lista de postos de saúde.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil