Prefeitura mantém ações de prevenção à febre amarela na Zona Sul

18/08/2021 08:37
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Nas visitas, os profissionais das unidades de saúde poderão verificar a situação vacinal da população

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira, 18, e na sexta, 20, ações de prevenção à febre amarela na região Extremo Sul da Capital. Nesta quarta, a ação será na Restinga. Agentes de combate a endemias vão percorrer o comércio local, a partir das 15h. Na sexta, a visita será à praia do Veludo, em Belém Novo, a partir das 14h. 

A intenção das ações é orientar a comunidade em relação à confirmação de casos de febre amarela em primatas não humanos - especificamente bugios - nas regiões e sobre a importância da vacinação contra febre amarela para a população dos bairros.  Nas visitas, os profissionais das unidades de saúde poderão verificar a situação vacinal da população. 

As ações acontecem após a confirmação da morte por febre amarela de quatro bugios na Zona Sul de Porto Alegre no primeiro semestre de 2021. 

A febre amarela é uma doença prevenível com vacina. Por isso, a recomendação é de que a rede de saúde e os cidadãos estejam atentos para a atualização da carteira de vacinação. A imunização contra febre amarela está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. Pessoas vacinadas contra Covid-19 devem fazer intervalo de pelo menos 14 dias entre as doses da Covid-19 e febre amarela. Nas visitas e orientações, os agentes também destacam a importância de prevenir focos de mosquitos Aedes aegypti, vetores da dengue.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil