Prefeitura mapeia locais para ações de prevenção a infecções sexualmente transmissÃveis
Equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza mapeamento de locais com o objetivo de promover ações de prevenção a infecções sexualmente transmissÃveis (ISTs). Nesta quinta-feira, 5, a ação ocorre na região do 4° Distrito a fim de identificar locais com necessidade de atuações sistemáticas. A ideia é aproximar os serviços de saúde e a prevenção de públicos mais vulneráveis a ISTs, como trabalhadores do sexo, população em situação de rua, população trans e usuários de álcool e outras drogas.
A partir do acesso da equipe de ações estratégicas do Serviço de Assistência Especializada Santa Marta (SAE), profissionais que atuam nos locais selecionados recebem capacitação para aconselhamento e orientação dos fluxos, consultas, acesso e indicação de onde procurar testagem rápida e atendimento de saúde, além de autotestes de HIV, preservativos e gel lubrificante.
A iniciativa faz parte de uma série de ações do SAE Santa Marta, a partir de projeto colaborativo da SMS com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde. Porto Alegre está entre as sete cidades selecionadas do paÃs e recebeu R$ 400 mil para utilizar em reforma do Centro de Testagem e Aconselhamento, compra de equipamentos e insumos, ações de comunicação sobre prevenção e promoção da saúde, assim como oficinas sistemáticas entre a equipe de trabalho.
O projeto prevê quatro eixos: ampliar o diagnóstico de HIV, hepatites virais e outras infeções sexualmente transmissÃveis a partir de testes rápidos e autotestes; aumentar o tratamento do HIV e de outras infecções sexualmente transmissÃveis na Atenção Primária e unidades de saúde; divulgar a prevenção combinada e ampliar a realização de profilaxia pré e pós-exposição (PEP e PrEP); além de facilitar o acesso das populações-chave e prioritárias à prevenção combinada, a partir de parcerias e ações extramuros.
Para acesso a testes, acompanhamento e demais orientações, Porto Alegre conta com o SAE Santa Marta. Localizado na rua Capitão Montanha, 27, 5º andar, o espaço inclui o acompanhamento de HIV/Aids e demais infecções sexualmente transmissÃveis, tuberculose e hepatites virais.
Â
Â
TaÃs Dimer Dihl