Prefeitura monta esquema especial para o Dia D da Multivacinação neste sábado

15/10/2021 08:48
Alex Rocha/PMPA
SAÚDE
Para segunda e terceira dose contra Covid-19 é necessário levar caderneta de vacinação

A Prefeitura de Porto Alegre montou um esquema especial para o Dia D da Multivacinação, marcado para o próximo sábado, 16. Estarão abertas 79 unidades de saúde, das 9h às 17h, para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos. Serão oferecidas 22 vacinas indicadas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (confira abaixo).

A primeira dose da vacina contra Covid-19 também estará disponível para adolescentes a partir de 12 anos, em 41 unidades de saúde. Nestes locais, haverá segunda dose de Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para vacinados há 28 dias, dez e oito semanas, respectivamente. 

A terceira dose será oferecida para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados com a segunda aplicação há seis meses e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independente do fabricante.

Documentação necessária - Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar documento de identidade com CPF. Para segunda e terceira dose, documento de identidade e carteira de vacinação. Para a dose de reforço, imunossuprimidos precisam comprovar a condição. Já os profissionais de saúde, devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Para as demais vacinas, é preciso apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação da criança ou do adolescente.

Linhas circulares gratuitas - Para facilitar o acesso da população aos locais de imunização, a prefeitura irá fornecer transporte gratuito em 15 linhas circulares, que irão até 19 unidades de saúde. O serviço atenderá as nove regiões da cidade com o maior número de pessoas aptas a se vacinar, registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para políticas públicas do governo federal, mas que ainda não estão imunizadas contra a Covid-19.

A estrutura de linhas irá funcionar das 9h às 17h, com partidas de viagens entre 25 e 35 minutos durante o período em que os postos estiverem abertos. Para consultar os itinerários e linhas disponibilizadas, clique aqui. O trajeto também pode ser conferido pelo APP 156+POA. As paradas de ônibus com as linhas gratuitas serão identificadas com adesivos.

Os demais postos terão atendimento pelas linhas normais que circulam aos sábados.

SERVIÇO

Dia D da Multivacinação
Locais: 79 unidades de saúde, das 9h às 17h (vacinação contra a Covid-19 em 41 unidades para maiores de 12 anos)
Endereços: confira aqui

Vacinas ofertadas até 7 anos:
BCG
Hepatite B
Pentavalente
Pólio inativada
Pólio oral
Rotavírus
Pneumocócica 10- valente
Meningocócica C
Febre amarela
Tríplice Viral
DTP
Hepatite A
Varicela

Vacinas ofertadas para a faixa etária dos 7 a menores de 15 anos:
Hepatite B
Febre amarela
Tríplice Viral
Difteria e tétano adulto
Meningocócia ACWY
HPV quadrivalente

Vacina da Covid-19: maiores de 12 anos

 

Luize Baini e Gabriela Duarte

Andrea Brasil