Prefeitura mostra situação epidemiológica e dados da vacinação em reunião do Comue-Covid

29/01/2021 16:33
Anselmo Cunha/PMPA
SAÚDE
Número de pacientes internados em UTIs por Covid-19 teve queda nos últimos dias

O Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid) reuniu-se por videoconferência, na tarde desta sexta-feira, 29, para dar continuidade ao diálogo e à transparência do governo municipal com a sociedade em relação às ações de combate à pandemia. O encontro, que tem ocorrido semanalmente, foi coordenado pelo secretário municipal extraordinário de Enfrentamento da Covid-19, Renato Ramalho, e contou com a participação do vice-prefeito, Ricardo Gomes, e do titular da Secretaria Municipal da Saúde, Mauro Sparta.

O vice-prefeito agradeceu a participação dos integrantes das entidades e comemorou o fato de a ocupação dos leitos de terapia intensiva ter caído nos últimos dias na cidade. “Confirmamos nossa tese de que o espaçamento do horário no comércio evita aglomerações”, diz Gomes.

Segundo dados apresentados pelo diretor de Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, João Marcelo Lopes Fonseca, 40,6% do total de pacientes adultos em UTIs (públicas e privadas), na tarde desta sexta-feira, são por Covid-19. Na semana passada, o índice estava em 43% e na anterior, em 46%. “Estamos otimistas e tranquilos em relação à abertura da economia. O perigo está nas aglomerações e na falta de cuidados”, observa Sparta.

Giulian Serafim/PMPA
SECOVID
Ramalho:População precisa continuar sendo estimulada a seguir os cuidados de prevenção e protocolos sanitários

Apesar dos indicadores mais positivos e do início da vacinação, o secretário Ramalho reforça a importância de a população continuar sendo estimulada a seguir os cuidados de prevenção e os protocolos sanitários. “Só vamos continuar melhorando a situação epidemiológica da Capital com apoio do setor econômico para o cumprimento das medidas de higienização, distanciamento interpessoal, utilização de máscaras e combate a aglomerações”, afirma, ressaltando que as equipes de fiscalização da prefeitura estão intensificando as ações diárias.

Vacinação - O diretor de Vigilância em Saúde do Município, Fernando Ritter, apresentou o Plano Municipal de Vacinação, os resultados alcançados até agora e esclareceu dúvidas sobre a imunização. Nesta sexta-feira, 29, o o portal vacinômetro, da prefeitura, registrou a aplicação de 34.220 doses da vacina.

Para para dar maior transparência ao processo e garantir que sejam respeitados os grupos prioritários da Fase 1 da campanha de imunização, o Município publicou uma portaria, na última terça-feira, 26, que obriga hospitais e instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) a informar os dados dos profissionais e residentes a serem vacinados contra o coronavírus. Além da identificação das pessoas  a serem imunizadas, os estabelecimentos terão de apresentar declaração do responsável pela veracidade das informações. Segundo a portaria municipal, quem avalizar envio de informações falsas poderá responder por crime de falsidade ideológica.

“Estamos preocupados e atentos também com aqueles que querem furar a fila de vacinação. Vamos seguir a ordem sequencial de prioridades e trabalhar, inclusive nos finais de semana, com ajuda de colaboradores voluntários”, completa Sparta.

Eventos – O secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, lembra que a celebração de Nossa Senhora de Navegantes, no dia 2 de fevereiro, será com missa virtual e carreata. A cidade também não terá as programações regulares envolvendo o calendário dos blocos de rua e desfiles das escolas de samba durante o Carnaval. As medidas foram tomadas para evitar aglomerações e frear o contágio do vírus.

Lissandra Mendonça

Rui Felten