Prefeitura promove ações de prevenção no Dia de Luta contra a Aids

01/12/2021 08:44
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Projeto SIM é desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a SMS

Testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, com orientações quanto à importância da prevenção, detecção e encaminhamento para tratamento a infecções sexualmente transmissíveis, estarão disponíveis nesta quarta-feira, 1º, em dois locais na Capital. Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as iniciativas são motivadas pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi instituída há 30 anos pela assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Largo Zumbi dos Palmares (avenida Loureiro da Silva, 730, Cidade Baixa), a unidade móvel do projeto SIM estará estacionada das 9h às 17h, aberta ao público em geral. Com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), o projeto é do Ministério da Saúde, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a SMS. Já na sede do Sest/Senat (avenida José Aloísio Filho, 695, bairro Humaitá), o serviço é voltado a profissionais do transporte, alunos e moradores do bairro, das 9h às 16h. Nos locais, pessoas diagnosticadas reagentes a alguma infecção sexualmente transmissível receberão orientações e acesso a tratamento. 

Com relação ao vírus HIV, Porto Alegre oferece tratamento a pessoas diagnosticadas desde 2014, e não apenas em casos de Aids. Testes para infecções sexualmente transmissíveis, orientações e acesso a preservativos estão disponíveis também nas 133 unidades de saúde da cidade (veja a lista de postos) e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico).

Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Quarta-feira, 1º de dezembro
9h às 17h - Largo Zumbi dos Palmares (avenida Loureiro da Silva, 730, Cidade Baixa) - Unidade móvel do projeto SIM  
9h às 16h - sede do Sest/Senat (avenida José Aloísio Filho, 695, bairro Humaitá)
Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações quanto à importância da prevenção, detecção e encaminhamento para tratamento a infecções sexualmente transmissíveis.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil