Prefeitura promove ato de início da vacinação infantil contra a Covid-19

19/01/2022 15:16
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo e governador Eduardo Leite participaram do evento

 

No dia em que a Capital completa um ano do início da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Porto Alegre começa mais uma etapa importante no combate ao Covid-19: a imunização de crianças de dez e 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente, indígenas e quilombolas de cinco a 11 anos. Para celebrar a data, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira, 19, ato simbólico no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico. O evento contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e do prefeito Sebastião Melo. 

“Estamos iniciando mais uma etapa importante no combate à pandemia com a vacinação das crianças. Agradeço aos parceiros que sempre trabalharam muito para que pudéssemos imunizar a população e que seguem sendo fundamentais nesta fase. A vacina salva vidas” - Prefeito Sebastião Melo

Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Nicollas Roberto da Silva, de 11 anos, representou o grupo das crianças com deficiência permanente

Para marcar o início da imunização na Capital, quatro crianças que integram os grupos prioritários da vacinação receberam a dose da vacina pediátrica da Pfizer: Maria Eduarda de Moura Melo, de seis anos, representando as crianças indígenas; Bernardo Gomes Veronez, de nove anos, do Quilombo Areal; Dionatan Rafael dos Santos Flores, de 11 anos, representando o grupo das comorbidades; e Nicollas Roberto da Silva, de 11, representando o grupo das crianças com deficiência permanente. 

“Nós que temos crianças especiais vivemos uma batalha diária. Ele vai para terapia, tem consulta várias vezes na semana, é uma exposição imensa. Então o que eu mais queria era ver ele vacinado. Me sinto realizada por ele ter dado o primeiro passo”, destaca Angelita Brum Feitoza, mãe do cadeirante Nicollas. Após a vacinação, todas as crianças ganharam adesivos e certificados de vacinação. 

Durante o evento, houve distribuição de brinquedos pelo Gabinete da Primeira-Dama Valéria Leopoldino. Em uma tenda na área externa, os pequenos puderam desenhar e brincar.

“A vacinação é proteção para as crianças e também para as famílias porque, na eventualidade de contraírem o vírus, estarão mais protegidas. A vacina não impede o contágio pelo coronavírus, mas diminui a chance de agravamento da doença” - Governador Eduardo Leite

Integrantes do programa Primeira Infância Melhor – Porto Infância Alegre (PIM PIA), contaram histórias e coordenaram atividades recreativas no local. A Família do Zé Gotinha também esteve presente, levando alegria aos pequenos.

Liga da Saúde - Durante o ato simbólico, a prefeitura também deu início à campanha da “Liga da Saúde”, que visa incentivar a vacinação infantil. A Liga da Saúde é composta por quatro super-heróis mirins, dois mascotes e uma enfermeira. Com os seus superpoderes, a turminha irá proteger as crianças do "malvado" vírus da Covid-19. “Queremos convidar a todos os pais para que tragam os seus filhos para se vacinar, e façam parte da nossa Liga da Saúde”, enfatizou o secretário de saúde em exercício, Richard Dias.

A vacinação infantil está disponível em sete unidades de saúde, das 8h às 17h. Confira os endereços aqui.

Luize Baini

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes