Prefeitura promove diversas ações de saúde neste sábado

19/03/2022 17:34
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foram confeccionadas 68 carteirinhas de prioridade para pessoas com fibromialgia

Quem ficou em Porto Alegre neste sábado, 19, pôde aproveitar o dia para participar de diversas ações de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu a vacinação infantil e adulta contra a Covid-19 em quatro locais, um para adulto e três para as crianças. Foram também realizadas atividades alusivas ao mês da mulher em dez unidades de saúde e disponibilizado o encaminhamento do cartão de prioridade à portadores de fibromialgia.

Na vacinação, a SMS aplicou 1.267 doses em crianças e adultos, das 9h às 16h. A imunização para pessoas acima de 12 anos ocorreu no Shopping João Pessoa. No local, foram aplicadas 771 doses, sendo oito de primeira, 32 de segunda e 731 de terceira. Já a vacinação infantilpara crianças de 5 a 11 anos, com primeira e segunda doses de Coronavac e Pfizer, ocorreu nas Unidades de Saúde Santo Alfredo, Nova Brasília e Estrada dos Alpes. Foram aplicadas 496 doses no total, sendo 145 de primeira e 351 de segunda dose. Neste domingo, 20, a  vacinação ocorrerá, das 18h às 21h, no Rolê da Vacina na Unidos da Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro.

As ações alusivas ao mês da mulher aconteceram, das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde Asa Branca, Diretor Pestana, Esperança Cordeiro, Fradique Vizeu, Maria da Conceição Marcelo Martins Moreira, Nossa Senhora das Graças, Nova Brasília, Osmar Freitas, Santo Agostinho e São Borja. Nas unidades, as mulheres puderam realizar coleta de citopatológico para rastreamento do câncer de colo uterino, exame clínico das mamas, solicitar mamografia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis e hepatites). Também houve avaliação odontológica e atualização de carteira de vacinas. Nos locais, aconteceram palestras sobre saúde da mulher e atualização de cadastro no programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.

As pessoas com fibromialgia puderam encaminhar, das 9h às 15h, o cartão de prioridade. Foram confeccionadas 68 carteirinhas. O evento aconteceu no auditório da sede da SMS, na av. João Pessoa, 325. O documento, fornecido desde o dia 11 de janeiro pelo município, garante preferência no atendimento em empresas públicas e concessionárias.  

Atendimento para sintomáticos - Durante o final de semana, pessoas com sintomas de Covid-19 – febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular - podem procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento nas 24 horas do dia.

Pronto-atendimentos 24h para pessoas com sintomas de Covid-19

- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil)

Vacinação contra a covid-19

Domingo, 20, 18h às 21h:

Unidos da Vila Mapa - rua Cel. Jaime Rolemberg de Lima, 83 - Lomba do Pinheiro

Cláudia Fleury

Gilmar Martins