Prefeitura publica guia de orientação para unidades de saúde

27/09/2020 08:57
Divulgação SMSUrb / PMPA
SMSURB
Documento aborda tipos de serviços prestados e como coordenar o cuidado das pessoas da melhor maneira

A prefeitura disponibilizou um guia de organização e orientação para profissionais que atuam nas unidades de saúde da Atenção Primária do município. O documento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria-Geral de Atenção Primária.

A ideia é delinear condutas de organização das unidades de saúde, tanto relacionadas a fluxos de trabalho quanto à assistência aos pacientes. Entre as diretrizes gerais, destacam-se processos de trabalho e atividades assistenciais, com foco nos atributos essenciais do setor. Nesse aspecto, o texto inclui a organização do acesso das pessoas ao serviço, a criação de modos alternativos de contato com as unidades e formas de fazer o vínculo dos pacientes com os locais de atendimento. Aborda ainda os tipos de serviços prestados e como coordenar o cuidado das pessoas da melhor maneira.
 
Outro aspecto trata dos atributos derivados da Atenção Primária, como o trabalho dos agentes comunitários de saúde, ações de vigilância e competência cultural. Inclui informações a respeito das atividades formativas e da relação ensino e serviço, a partir dos programas de residência e fóruns de educação permanente continuada. 
Ao final, o guia aborda as atividades administrativas, de monitoramento e avaliação. O objetivo é que o guia oriente profissionais das unidades próprias da secretaria e contratualizadas para que a SMS tenha a garantia de gerenciar e dar as diretrizes gerais ao funcionamento do setor.
 
A aprovação do Guia de Organização para as Unidades de Saúde da Atenção Primária consta na portaria 1.467, publicada do Diário Oficial de Porto Alegre. A Diretoria-Geral de Atenção Primária fica responsável pelo acompanhamento e monitoramento da atuação dos serviços, conforme diretrizes estabelecidas na portaria. O documento ficará à disposição na Biblioteca Virtual da APS e no site da secretaria.
Vanessa Conte

Gilmar Martins