Prefeitura realiza seminário sobre a saúde do homem
Nesta terça-feira, 1º, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou um seminário sobre a saúde do homem. O encontro ocorreu no Auditório da Farsul, e reuniu cerca de 60 gestores e profissionais da Atenção Primária.
A palestrante foi a enfermeira Isabela Machado, assessora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde do Homem do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Segundo ela, muitos homens acreditam que cuidar da saúde é atribuição da mulher e interpretam práticas de autocuidado como fragilidade e fraqueza. “Em geral, os homens não se reconhecem como alvo do atendimento e têm dificuldade em verbalizar o que sentem”, explicou.
O objetivo do seminário foi abordar os cinco eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: acesso e acolhimento; saúde sexual e reprodutiva; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina; e prevenção de violências e acidentes. “Para propor estratégias voltadas a ampliar o acesso dos homens às unidades de saúde, é importante compreender as barreiras socioculturais e institucionais desse público”, completou o assessor técnico de Saúde do Homem da SMS, Júlio Conceição de Barros.
Cristiano Vieira