Prevenção e hábitos saudáveis são destaques no Outubro Rosa

05/10/2021 12:14
Cristine Rochol/PMPA
SAÚDE
Hábitos saudáveis contribuem para a qualidade de vida, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos

No mês da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a importância de manter em dia os exames preventivos e as visitas regulares à unidade de saúde. Hábitos saudáveis também contribuem para a qualidade de vida, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, evitando o fumo e o excesso de bebida alcoólica.

A assessora técnica de Saúde da Mulher da SMS, ginecologista Luciana Campos, explica que o cigarro é o principal fator de risco conhecido e cofator para o desenvolvimento do câncer de colo de útero. Já diminuir o número de doses de álcool semanais é essencial para reduzir os riscos de desenvolver câncer de mama. Conforme a médica, unir tudo isso a uma vida mais saudável, com a prática de caminhadas, cuidados na alimentação e controle do peso, são atitudes essenciais de prevenção.

A médica de família e comunidade Marli Boniatti Colle destaca que as unidades de saúde estão aptas ao atendimento do público feminino. A partir do acolhimento, os profissionais podem examinar, conversar e orientar quanto aos cuidados e tratamento para abandono do tabaco ou do alcoolismo. De acordo com Marli, as mulheres devem procurar os locais sempre que possível, pelo menos uma vez por ano, para uma avaliação geral. Entre as orientações, a médica cita a importância de ter saúde mental e corporal plenas, para que as mulheres aprendam a se observar e conhecer o próprio corpo, melhorar a autoestima e a qualidade de vida.

A indicação para mamografia, conforme o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é para mulheres acima de 50 anos. A diferença ocorre em relação ao histórico familiar positivo de câncer de mama, avaliando-se caso a caso o início da realização do exame. Também é fundamental avaliar os níveis de colesterol e triglicerídeos, que mostram o risco de doenças cardíacas, e fazer o citopatológico de colo uterino para verificar alterações que antecedem o câncer. 

Câncer de mama - Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama, tumor que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. No Brasil, em 2020, cerca de 8 mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com dados do Inca. Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes pela doença, sendo o principal tipo de câncer que leva mulheres a óbito.

Outras informações e orientações podem ser obtidas na unidade de saúde de referência, conforme o endereço de moradia em Porto Alegre. Confira a lista.
 

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil