Conte√ļdos relacionados a: saude

Confer√™ncia Municipal de Sa√ļde: preparat√≥ria debate movimentos sociais

03/03/2023 11:05

03/03/2023 11:05

O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas foi a t√īnica de encontro preparat√≥rio para a 9¬™ Confer√™ncia Municipal de Sa√ļde. O p√ļblico somou cerca de 200 pessoas que lotaram o audit√≥rio da Faculdade de Ci√™ncias Econ√īmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na noite de quinta-feira, 2.

Esta foi a segunda de quatro reuni√Ķes que antecedem a etapa municipal da 17¬™ Confer√™ncia Nacional de Sa√ļde, prevista para o m√™s de julho. Para nortear a discuss√£o, a assistente social e ex-coordenadora do Conselho Municipal de Sa√ļde, Maria Let√≠cia de Oliveira Garcia, contextualizou o tema do eixo em destaque.

Ap√≥s, o p√ļblico foi dividido em quatro grupos, que ocuparam salas separadas para facilitar a troca de ideias. Ao final na noite, foram aprovadas as propostas de cada grupo, que ser√£o levadas √† etapa final da confer√™ncia.

O¬†secret√°rio municipal de Sa√ļde, Mauro Sparta, destacou a import√Ęncia do espa√ßo de debate. "Daqui iremos tirar o norte para as a√ß√Ķes que estar√£o dentro do nosso Plano Municipal de Sa√ļde", afirmou.

Os encontros preparat√≥rios da Confer√™ncia d√£o direito ao participante de definir as prioridades na √°rea para levar ao evento final, previsto para os dias 23, 24 e 25 de mar√ßo, no Sal√£o de Atos da Ufrgs. A programa√ß√£o √© promovida pelo Conselho Municipal de Sa√ļde e Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS).

No momento, as inscri√ß√Ķes para as pr√©-confer√™ncias est√£o encerradas, mas algumas vagas podem ser abertas no dia do encontro, caso os inscritos n√£o compare√ßam. Confira as datas e temas de cada eixo e consulte o¬†site¬†para obter mais informa√ß√Ķes.

Próximas pré-conferências temáticas:

09/03 - Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Abordar√° a totalidade do SUS como a integralidade, financiamento, comunica√ß√£o e a reafirma√ß√£o da sa√ļde como direito de todos e dever do Estado.

16/03 - Amanhã será outro dia para todas as pessoas - Será tratada a definição de prioridades, pautadas nos eixos anteriores, além de promover a atuação que garanta a atenção aos princípios constitucionais do SUS.

O tema central desta edi√ß√£o da confer√™ncia, que ocorre a cada quatro anos, √© Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia ‚Äď Amanh√£ vai ser outro dia. O evento est√° aberto √† participa√ß√£o de pessoas vinculadas ao Sistema √önico de Sa√ļde, como trabalhadores, usu√°rios, gestores e prestadores de servi√ßos.

 

Texto: Vanessa Conte

Edição: Andrea Brasil

Orienta√ß√Ķes sobre as inscri√ß√Ķes nas pr√©-confer√™ncias

08/02/2023 12:32

Alguns problemas est√£o sendo detectados quanto ao preenchimento do¬†formul√°rio das inscri√ß√Ķes para as pr√©-confer√™ncias. Desta forma, abaixo est√£o listadas algumas orienta√ß√Ķes importantes, por favor, leia com aten√ß√£o todas elas.

- Para pessoa¬†trabalhadora¬†e governo (gestora/prestadora), quanto ao item local¬†de trabalho, caso n√£o encontre o seu local nas duas abas disponibilizadas com as rela√ß√Ķes (primeira com tipo de servi√ßo/entidade¬†e a segunda com a unidade/local espec√≠fico e que devem ser preenchidas sequencialmente)¬†e opte pela¬†op√ß√£o fornecida de¬†preencher manualmente¬†√© fundamental escrever corretamente o local no qual exerce sua fun√ß√£o e n√£o a fun√ß√£o propriamente dita;

- Quanto a algumas funcionalidades não estarem disponíveis, é importante que o navegador da internet seja atualizado (dando preferência para o Mozila ou Chrome) e que a opção "javascript" esteja habilitada. Pois, em navegadores mais antigos alguns recursos podem não funcionar. Além disso, o problema pode estar na oscilação/capacidade na rede de internet, o que afeta a abertura de alguns campos, a sugestão, neste caso, é tentar a inscrição quando a internet estiver estável;

- Profissional residente e que atua nos serviços do SUS Porto Alegre é considerada pessoa trabalhadora e deve se inscrever como tal;

- Pessoa professora de universidade/escola e que resida em Porto Alegre deve se inscrever como usuária, caso contrário deve participar da etapa municipal no seu município de residência;

- Pessoa profissional¬†de Sa√ļde que n√£o esteja¬†exercendo¬†sua¬†fun√ß√£o¬†nos servi√ßos do SUS em Porto Alegre √© considerada¬†usu√°ria¬†desde que resida¬†na capital. No entanto, caso esteja¬†trabalhando em Conselhos/Sindicatos/Entidades de Classe √© considerada¬†trabalhadora¬†do SUS;

- Pessoa trabalhadora da Assistência Social que não esteja exercendo sua função nos serviços do SUS em Porto Alegre é considerada usuária desde que resida na capital;

- Estudante que não seja residente e sim estagiária ou não do SUS é considerada usuária desde que resida em Porto Alegre, caso contrário deveré participar da etapa municipal no seu município de residência.

Em caso de outras d√ļvidas, contatar a organiza√ß√£o da 9¬™ CMSdePOA, preenchendo (de forma detalhada¬†com nome completo,¬†cpf e¬†situa√ß√£o problema) na aba¬†contato¬†do site do evento https://prefeitura.poa.br/sms/9a-conferencia-municipal-de-saude¬†ou¬†diretamente pelo email: 9cmsdepoa@gmail.com.

Saiba mais sobre os eixos temáticos que serão discutidos nas pré-conferências da 9ª CMSdePOA

03/02/2023 15:10

As etapas preparat√≥rias da 9¬į Confer√™ncia Municipal de Sa√ļde de Porto Alegre¬†ser√£o um espa√ßo para debater cada um dos quatro¬†eixos tem√°ticos do evento, visando¬†aprofundar o tema central que √© ‚ÄúGarantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia ‚Äď Amanh√£ vai ser outro dia‚ÄĚ.

Participando de uma pré-conferência você garante seu direito de voz e voto na etapa final da Conferência Municipal (23, 24 e 25 de março) onde serão eleitas as propostas que foram discutidas nos eixos. Cabe ressaltar, que mesmo tendo participado da uma pré-conferência, você terá que validar sua inscrição para a etapa final.

Os eixos s√£o categorizados da seguinte forma:

Eixo I - 16/2 - O Brasil que temos. O Brasil que queremos -¬†Abordar√° a an√°lise conjuntural e situacional da sa√ļde na regi√£o local.

Eixo II - 2/3 - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas -¬†Tratar√° do car√°ter democr√°tico dos conselhos de sa√ļde¬†e do fortalecimento do controle social como afirma√ß√£o do direito √† sa√ļde e da participa√ß√£o social.¬†

Eixo III - 9/3 - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia -¬†Abordar√°¬†a totalidade do SUS¬†como a integralidade, financiamento, comunica√ß√£o¬†e a reafirma√ß√£o da sa√ļde como direito de todos e dever do Estado.

Eixo IV - 16/3 - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas - Será tratada a definição de prioridades, pautadas nos eixos anteriores, além de promover a atuação que garanta a atenção aos princípios constitucionais do SUS.

As datas de inscri√ß√Ķes para as pr√©-confer√™ncias¬†est√£o abertas (clique aqui), aproveite e fa√ßa sua inscri√ß√£o para garantir uma vaga como pessoa delegada (com direito √†¬†voz e voto) na etapa final.¬†

 

Texto: Gabriel Maciel

Edição:  Katia Camargo