Profissionais da Saúde são habilitados para apoio psicológico a trabalhadores

06/05/2022 13:32
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Trabalhadores da SMS receberam formação para atuar em eventos de violência

Nesta sexta-feira, 6, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma capacitação no âmbito dos primeiros socorros psicológicos. Trabalhadores das coordenadorias e das instituições contratualizadas da SMS receberam formação para atuar em eventos de violência. O curso foi ministrado por profissionais do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Estresse Pós-traumático da PUCRS (Nept/PUCRS). A ação, que ocorreu das 8h30 às 12h na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), faz parte do programa Acesso Mais Seguro.

Com a participação de 28 pessoas, a capacitação foi ministrada pelo doutor em psicologia e psicólogo do Nept, Gustavo Ramos Silva. Conforme a assessora técnica do programa na SMS, Liliane Santos, a ideia é que os profissionais capacitados saibam dar suporte psicológico às equipes de Atenção Primária em Saúde vitimadas por eventos de violência. “As ações incluem desenvolver e conduzir estratégias de apoio ao trabalhador para prevenir o estresse pós-traumático, com vistas a perpetuá-las nas instituições”, destaca.

Programa Acesso Mais Seguro  - Acompanhado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o programa é uma parceria com a prefeitura para desenvolver protocolos de atuação, a fim de reduzir a exposição dos trabalhadores e dos equipamentos à violência armada. No Brasil, o programa Acesso Mais Seguro está presente em seis estados, um deles é o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, atua desde 2016 e está implementado em parte dos serviços da SMS, na Secretaria Municipal de Educação (Smed) e na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Cláudia Fleury

Gilmar Martins