Profissionais de unidades de saúde são capacitados em gestão de custos

29/07/2022 15:10
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Inciativa integra plano municipal de ampliação do Programa Nacional de Gestão de Custos

Profissionais de cerca de 100 unidades de saúde de Porto Alegre participaram de capacitação no Plano Nacional de Custos na Atenção Primária à Saúde. O evento ocorreu em 27 e 28 de julho, no auditório Ana Terra da Câmara Municipal. A inciativa integra o plano municipal de ampliação do alcance do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) do Ministério da Saúde.

Atualmente, seis unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão cadastradas no programa, que tem por objetivo monitorar as despesas dos estabelecimentos de saúde pelo Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS).

O representante do núcleo de economia em saúde da Direção de Contratos, economista Mateus Aranda, ressalta a importância do evento no gerenciamento dos recursos. “Para Porto Alegre foi muito bom, porque possibilita ampliarmos o número de unidades da Atenção Primária no programa. Isso irá ajudar tanto a gestão da SMS quanto a gestão interna das próprias unidades”, avalia Aranda.

O PNGC é uma ferramenta criada para suprir a ausência de informações de custos nas instituições públicas de saúde responsáveis pela prestação de serviços finais ao cidadão que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é promover a cultura de gestão de custos em unidades de saúde do SUS a partir de capacitações presenciais e remotas, suporte técnico contínuo e integral e disponibilização do ApuraSUS para as equipes cadastradas no programa.

O resultado esperado é possibilitar ao gestor conhecimento sobre o custo total por mês dos estabelecimentos de saúde e dos setores, além do custo unitário médio dos produtos desses setores e, com isso, embasar decisões administrativas e estratégicas. O programa e o ApuraSUS foram instituídos pela Portaria nº 55, de 10 de janeiro de 2018, sob a gestão do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (Desid) do Ministério da Saúde.

Eduardo Ely (estagiário) / Supervisão: Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes