Prontuário Eletrônico do Cidadão está disponÃvel a todos os usuários do SUS da Capital
Todos os usuários do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre já contam com o Prontuário Eletrônico Integrado do Cidadão, ferramenta digital disponÃvel no aplicativo #EuFaçoPOA em que podem ser consultados os resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar a validade de medicamentos recebidos, bem como verificar os boletins de atendimento de consultas e internações hospitalares. O Prontuário do Cidadão foi criado pela prefeitura, numa parceria da Secretaria de Saúde com a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
Por questões de segurança e sigilo, o prontuário apenas pode ser consultado em um telefone celular de cada vez.
Para validar seu celular, é necessário comparecer presencialmente a uma Unidade de Saúde portando documento de identidade oficial com foto. Também é preciso que o usuário esteja cadastrado no sistema E-Gov, do governo federal (gov.br), visando à segurança dos dados.
Em conjunto com o Prontuário Eletrônico Integrado do Cidadão, está sendo implantada, de maneira gradativa, a Agenda do Cidadão. Já disponÃvel em 46 unidades de saúde da Atenção Primária, a agenda possibilita à s pessoas cadastradas nessas 46 unidades agendar consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. O agendamento para consultas nas unidades de atendimento noturno está disponÃvel para toda a população, além do Prontuário Eletrônico do Cidadão.
Desde o inÃcio da implantação, mais de 1,3 mil consultas foram realizadas a partir de agendamentos feitos pelo aplicativo. A previsão é que todas as unidades contem com o recurso até o final do primeiro semestre de 2021.
A funcionalidade garante mais agilidade ao paciente, além de diminuir a circulação de pessoas de grupos de risco para a Covid-19, por exemplo.Â
 Â
Â
Andrea Brasil