Público poderá agendar retirada de medicamentos especiais a partir desta segunda

02/01/2023 08:46
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ideia é facilitar atendimento e reduzir o tempo de espera da população

A retirada de itens no Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) poderá ser agendada a partir desta segunda-feira, 2. Para tanto, moradores de Porto Alegre devem acessar o endereço celme.portoalegre.rs.gov.br, informando nome, CPF e telefone. O agendamento pode ser feito ainda pelo app 156+POA, na aba "medicamentos especiais". Com a medida, a ideia é facilitar o atendimento e reduzir o tempo de espera da população que utiliza o serviço. Serão oferecidos 480 agendamentos por dia, além da demanda espontânea.

Celme é a nova denominação da Farmácia de Medicamentos Especiais. Desde o último dia 12, o local funciona na avenida Azenha, 295, das 8h às 17h, e não mais na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, Centro de Porto Alegre. A mudança concluiu a transferência da gestão do serviço, que passou da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nova logística – Outra mudança no sentido de qualificar o atendimento será a ampliação dos locais para abertura de protocolo, serviço necessário para fazer o primeiro pedido de novo medicamento. A partir de segunda-feira, três farmácias distritais do município passam a receber solicitações de protocolo: Vila dos Comerciários, Navegantes e Restinga. Conforme a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer, a intenção é dar mais opções de atendimento, no sentido de agilizar o acesso do público.

Não haverá mudança em relação ao serviço on-line da Farmácia Digital, que seguirá no site, acessível para maiores de 18 anos. No portal, a pessoa consulta os medicamentos disponibilizados pelo SUS que são de responsabilidade do Estado.

A Procempa viabilizou a disponibilização do agendamento por meio de sistemas utilizados em outros serviços oferecidos ao cidadão. “Cada vez mais é possível integrar sistemas e dados e facilitar o acesso a serviços públicos”, afirma a diretora-técnica da Procempa, Débora Roesler.

O Celme recebe cerca de mil pessoas diariamente, todas moradoras da Capital. Ao todo, o serviço é utilizado por aproximadamente 23 mil pessoas.

Confira as mudanças no atendimento do Celme a partir de segunda-feira:

  • Agendamento para retirada de medicamentos - acesso pelo endereço celme.portoalegre.rs.gov.br e pelo app 156+POA, na aba "medicamentos especiais"
  • Abertura de protocolo (procedimento necessário para primeiro pedido de novo medicamento) - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes locais:
  1. Celme - avenida Azenha, 295
  2. Farmácia Distrital Vila dos Comerciários -  Rua Prof. Manoel Lobato, 151
  3. Farmácia Distrital  Navegantes - Av. Presidente Roosevelt, 5
  4. Farmácia Distrital Restinga - Rua Álvaro Difini, 520
Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes