Raio-X com detector digital é entregue no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou a instalação de um equipamento de raio-x de última geração no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS). O equipamento foi adquirido com recursos de R$ 300 mil de emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchiona.
O novo equipamento conta com um detector digital de raios-x sem fio, um console de computador e tela de alta resolução e vai permitir maior agilidade no atendimento aos pacientes, garantindo exames radiológicos com qualidade e tecnologia. O detector capta a imagem do paciente e transfere via wi-fi para o computador em menos de oito segundos. “Com a imagem já no computador, o técnico em radiologia vai ajustá-la e enviar para um servidor. Dessa forma, o médico do paciente tem acesso a essas imagens do seu próprio consultório”, explica o coordenador da radiologia do PACS, André Kullmann. Ou seja, o exame não precisará ser impresso e dará maior celeridade para confirmação do diagnóstico.
Estiveram presentes na inauguração o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a diretora Catia Stein e demais trabalhadores e coordenadores dos serviços do PACS. O secretário destacou a possibilidade de realização de raios-x eletivos. “Vamos estudar a viabilidade de aumentarmos os atendimentos aos finais de semana, onde há diminuição da demanda por exames de raio-x, levando em consideração o preenchimento da escala funcional”.
Tempo de espera - Atualmente o PACS tem uma demanda de aproximadamente 115 exames por dia e atende retorno de consultas médicas de pacientes da traumatologia do HPS e do Hospital Cristo Redentor, bem como pacientes de outros seis municípios. Com a aquisição deste novo equipamento, os atendimentos radiológicos que estavam acima da capacidade poderão ser diluídos em duas salas de raio-x, ajudando a desafogar a demanda. As equipes vão focar em agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera da população.
Gilmar Martins