Reforma de unidade de saúde marca Semana dos Povos Indígenas

20/04/2022 17:41
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Espaço está localizado onde fica a aldeia kaingang Fàg Nhin, na Lomba do Pinheiro

"Hoje foi um dia histórico para a comunidade indígena." Com essa fala, o cacique da etnia Kaingang Samuel da Silva, da aldeia Fàg Nhin, saudou a entrega da nova sede da Unidade de Saúde Indígena, nesta quarta-feira, 20. Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o espaço está localizado onde fica a aldeia, na Estrada João de Oliveira Remião, Lomba do Pinheiro. (fotos)

Com apresentação de dança, a entrega marcou a Semana Municipal dos Povos Indígenas, celebrada de 19 a 25 de abril. “Essa é uma luta que vem há mais de 16 anos, a conquista de um novo espaço para atender a comunidade indígena”, afirmou o cacique, acompanhado do vice-cacique Moisés da Silva, que destacaram o esforço para garantir um futuro melhor para a comunidade. 

A Unidade de Saúde Indígena ganhou novas instalações, consultório odontológico devidamente equipado e novo consultório médico para qualificar o atendimento, além de áreas específicas para limpeza e esterilização de materiais. O espaço conta com recepção, salas de acolhimento e de enfermagem, consultório médico e consultório odontológico. 

A equipe é multidisciplinar, composta por médica, enfermeira, três auxiliares de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal, agentes indígenas de saúde e de saneamento, esses últimos em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde. O trabalho é itinerante, percorrendo quatro aldeias durante a semana. É um serviço contratualizado com a Rede de Saúde Divina Providência.

“Esta é uma conquista importante da comunidade, que merece toda a nossa atenção e pode contar com o apoio da secretaria”, afirmou o diretor-adjunto de Atenção Primária da SMS, João Manoel Assunção. Também participaram do evento representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Sesai.

Porto Alegre possui ao todo dez aldeias indígenas e outras comunidades que vivem em diferentes regiões da cidade. É um dos poucos municípios do país que possui equipe própria para o atendimento dessa população, iniciado em 2013. Também foi pioneira na elaboração e implementação de políticas públicas de saúde voltadas às populações indígenas, em 2001.

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes