Reforma qualifica atendimento em HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

05/05/2022 16:25
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Espaço recebeu pintura e reforma geral, ajustes na elétrica e hidráulica e instalação de ar-condicionado

Um ambiente totalmente renovado, com atualização completa de layout e reforma geral em área de 253 metros quadrados, no 5º andar do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro). Assim, o Serviço de Atendimento Especializado em HIV, Hepatites Virais, Tuberculose e outras infecções sexualmente transmissíveis de Porto Alegre aguarda o público para atendimento (fotos).

O espaço recebeu pintura e reforma, ajustes na elétrica e hidráulica, além da instalação de ar-condicionado. O mobiliário e os equipamentos foram renovados. A reforma permitiu fazer a unificação dos serviços, que antes funcionavam em outros ambientes. “A obra viabilizou o funcionamento dos locais de assistência no mesmo espaço físico, o que é muito importante para desenvolver o trabalho de atendimento e acompanhamento dos pacientes”, afirma a coordenadora Daila Raenck.

O SAE Santa Marta, que faz parte dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta agora com Centro de Testagem e Aconselhamento, Centro de Referência em Tuberculose, Serviço de Assistência Especializada HIV/Hepatites e Unidade de Dispensação de Medicamentos. A área de tuberculose ganhou recepção, sala de espera e quatro consultórios. O setor de HIV e hepatites ampliou a sala de espera e ganhou guichê de acessibilidade, totalizando dois guichês. O espaço de medicamentos possui almoxarifado próprio e triplicou a capacidade de atendimento, passando de um para três guichês. “O local ficou mais aconchegante e bonito tanto para usuários quanto para servidores”, diz Daila.

O serviço oferece cuidados a pessoas vivendo com HIV, hepatites, tuberculose e outras infecções sexualmente transmissíveis, incluindo acesso às profilaxias pré e pós-exposição ao vírus do HIV, que consistem no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir a infecção. Devem ser utilizadas antes ou após qualquer situação em que exista risco de contágio.

No valor total de R$ 175 mil, a obra foi realizada com recursos do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que repassaram 80 mil reais, e complementação da prefeitura no valor de 95 mil reais. Teve início em 2021, com duração de seis meses.

Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
5º andar do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro)
- Testagem e aconselhamento: atendimento disponível para testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis, profilaxia pré e pós-exposição
- Demais serviços precisam de encaminhamento das unidades de saúde

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes