Rolê da Vacina imuniza alunos em 24 escolas públicas nesta semana
O Rolê da Vacina, campanha de vacinação itinerante da prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Educação, chega a 24 escolas públicas da Capital nesta semana. Uma das prioridades é imunizar crianças entre 9 e 14 anos contra o HPV (papiloma vírus humano). Cerca de mil estudantes já foram imunizados, sendo a metade para o HPV.
No Estado, pouco mais de 50% dos estudantes fizeram a primeira dose da vacina e 30% fizeram a segunda aplicação. “É a única vacina que previne o câncer”, lembra o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. Paralelamente à campanha, todas as 134 unidades de saúde da Capital estarão de portas abertas para atualização do esquema vacinal.
Nesta semana, cerca de 30 escolas receberam as equipes de saúde para imunização dos estudantes, entre elas a Escola Estadual Brigadeiro Silva Paes na manhã desta sexta-feira, 22, com aplicação, ainda, da vacina Meningocócica ACWY para os pré-adolescentes.
Além disso, os profissionais levaram ações do Programa de Saúde na Escola (PSE), que possui linhas de atuação voltadas a alunos da rede pública. Na ocasião, foram feitas medidas de antropometria e exames de acuidade visual. Conforme a técnica de enfermagem da Unidade de Saúde Moab Caldas, Michele Milkvcz, o exercício acaba atualizando também o cadastro daqueles que recebem o Bolsa Família.
Vacinação contra influenza - A partir de segunda-feira, 25, Porto Alegre inicia a campanha de vacinação contra influenza para o primeiro grupo prioritário, que inclui crianças de seis meses a menores de 6 anos, além de idosos, gestantes, puérperas, quilombolas e indígenas. Na sequência, com a adesão das escolas de educação infantil no roteiro do Rolê da Vacina, as equipes também farão aplicação do imunizante contra a gripe nas escolas.
Andrea Brasil