Saiba onde se vacinar contra Covid-19 e gripe nesta segunda-feira

25/09/2023 08:35

A Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) mant√©m nesta segunda-feira, 25, a vacina√ß√£o contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O p√ļblico apto a receber a vacina bivalente inclui quem tem 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que t√™m 12 anos ou mais, com defici√™ncia permanente de 12 anos ou mais, gestantes, pu√©rperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de sa√ļde, todos com esquema vacinal prim√°rio completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. Ser√£o 44¬†locais aplicando¬†o imunizante contra a Covid-19.¬†¬†

São imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:
- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea.
- Pessoas vivendo com HIV (PVHIV).
- Pessoas com doen√ßas inflamat√≥rias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ‚Č• 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ‚Č• 14 dias. Crian√ßas: doses de prednisona, ou equivalente, ‚Č• 2 mg/kg/dia por mais de 14 dias at√© 10kg.
- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.
- Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias).
- Pessoas com doen√ßa renal cr√īnica em hemodi√°lise.
- Pacientes oncol√≥gicos que realizaram tratamentos quimioter√°pico ou radioter√°pico nos √ļltimos seis meses.
- Pessoas com neoplasias hematológicas.

Bebês e crianças

Bebês a partir de seis meses a crianças de até 5 anos incompletos também podem ser imunizados contra a doença, com vacina específica para a faixa etária. O esquema vacinal para este grupo é em três doses.
Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da aplicação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.

Crianças de 5 até 12 anos incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias)

Primeira dose, segunda dose e reforço.
Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.

Adultos e adolescentes acima de 12 anos

Primeira dose, segunda dose e reforço.
Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

Bivalente (reforço)

P√ļblico:¬†pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, pessoas com defici√™ncia permanente com 12 anos ou mais, gestantes e pu√©rperas, profissionais de sa√ļde, todos com esquema vacinal prim√°rio completo (pelo menos duas doses anteriores).

Documenta√ß√£o:¬†documento de identidade com CPF e carteira de vacina√ß√£o. No caso de imunocomprometidos, √© preciso apresentar comprovante da condi√ß√£o de sa√ļde por meio de atestado m√©dico, nota de alta hospitalar ou receita de medica√ß√£o. Para profissionais de sa√ļde √© necess√°rio apresentar comprovante do v√≠nculo empregat√≠cio (crach√°, carteira ou contrato de trabalho vigente). No caso de trabalhadores aut√īnomos, entregar c√≥pia da ficha CNES ou alvar√° do servi√ßo de sa√ļde ou autodeclara√ß√£o (veja¬†aqui). J√° trabalhadores de apoio devem levar declara√ß√£o de v√≠nculo do trabalhador (veja¬†aqui). Pessoas com defici√™ncia permanente dever√£o apresentar documento que comprove sua condi√ß√£o, como laudo m√©dico, cart√Ķes de gratuidade no transporte p√ļblico, entre outros, v√°lidos independente da data.

Onde: todos os p√ļblicos ser√£o atendidos em 44¬†unidades de sa√ļde.

Das 7h √†s 21h30: Cl√≠nica da Fam√≠lia √Ālvaro Difini, Bom Jesus, Campo da Tuca, Ch√°cara da Fuma√ßa, Diretor Pestana, IAPI, Cl√≠nica da Fam√≠lia Jos√© Mauro Ceratti Lopes, Modelo, Morro Santana, Navegantes, Ramos, Santa Marta, S√£o Carlos, Tristeza, Primeiro de Maio e Moab Caldas.¬†

Das 8h às 16h30h: Divisa, Fradique Vizeu, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros e Santa Cecília.

Das 7h √†s 18h30: Cristal, Sarandi, Gl√≥ria, Lami, Nossa Senhora¬†de Bel√©m, Restinga, Camaqu√£, Moradas da H√≠pica, Assis Brasil, Panorama, Rubem Berta, Timba√ļva, Ipanema, Nova Bras√≠lia, Vila Ipiranga, Campo Novo e Vila Jardim.¬†

Das 8h às 17h30: Jardim Itu, Parque dos Maias, Costa e Silva e Sesc.

A Unidade Passo das Pedras 1 atenderá das 7h às 17h30 e Mato Sampaio das 8h até as 19h30.

Vacinação contra a gripe

A prefeitura ampliou o p√ļblico apto a receber a dose contra os v√≠rus da influenza (gripe) para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. A medida atende √† determina√ß√£o do Minist√©rio da Sa√ļde de ampliar para toda a popula√ß√£o o p√ļblico apto a ser imunizado. O imunizante est√° dispon√≠vel em todas as unidades de sa√ļde da cidade.

Veja a¬†lista de postos de sa√ļde.

Vanessa Conte