Sancionadas leis que criam Centros de Diagnóstico e Tratamento do Espectro Autista
Foram sancionadas nesta quarta-feira, 15, as leis que instituem os Centros Municipais de Diagnóstico Médico e do Tratamento Médico Integrado do Transtorno do Espectro Autista. O ato de assinatura ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito Sebastião Melo.
“A nossa intenção é dar o apoio e estrutura necessários para agilizar o atendimento e acolhimento desses pacientes†- Prefeito Sebastião Melo.
Os centros irão ofertar atendimento médico especializado aos usuários do sistema público de saúde, com o objetivo de diagnosticar precocemente e tratar de forma adequada pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).Â
O serviço funcionará em um imóvel de 416 metros quadrados, localizado na av. Bento Gonçalves, 2.460. O local, que antes era uma creche, foi cedido pelo Governo do Estado. “As obras estão em andamento e devem ser concluÃdas em julhoâ€, afirmou o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.
A iniciativa prevê a ação integrada entre a SMS, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Secretaria Municipal de Educação (Smed). O atendimento será voltado a crianças de até 12 anos. O encaminhamento irá ocorrer através das unidades de saúde e das escolas municipais ou conveniadas.Â
As equipes serão multiprofissionais, compostas por neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado. O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) irá ajudar, oferecendo atendimento em saúde bucal e realizando exames. O projeto prevê também uma escola na sede com salas terapêuticas de educação e apoio emocional aos pais e cuidadores.
Andrea Brasil