Sarampo: mais de 1,7 mil trabalhadores da saúde recebem proteção da vacina 

18/04/2022 13:46
Robson Da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Vacinação está disponível em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira

Desde 4 de abril, quando começou a campanha de vacinação contra o sarampo para trabalhadores da saúde, foram imunizados em Porto Alegre 1.794 profissionais. Os dados são desta segunda-feira, 18, e foram extraídos do LocalizaSUS, ferramenta de informação do Ministério da Saúde. O grupo compõe a primeira fase da campanha, que prossegue até final do mês. Dia 30, Dia D de mobilização em todo o Brasil, se inicia também a fase de vacinação de crianças de seis meses a cinco anos incompletos. 

A vacinação está disponível em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local (confira os endereços). Estão incluídos profissionais dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Para este grupo, são aplicadas duas doses da vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, independentemente da faixa etária, de acordo com a situação vacinal do profissional. Para receber a imunização, trabalhadores da saúde devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício.

O enfermeiro Augusto Crippa, do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que a tríplice viral é uma vacina de rotina e está disponível em todas as unidades de saúde, mesmo fora do período de campanha. O esquema vacinal na rotina são duas doses de tríplice viral dos 12 meses a 29 anos ou uma dose dos 30 aos 59 anos. “A campanha também é oportunidade de atualizar a caderneta vacinal de toda a família”, enfatiza o técnico.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade, e é prevenível com vacina.

Campanha vacinação contra sarampo 
Público Alvo: trabalhadores da saúde.
Período: até 3 de junho
Documento necessário: contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício

Público alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
Período: 30 de abril a 3 de junho
Documentação: apresentação da caderneta de vacinação.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes