Sarampo: prefeitura divulga balanço dos primeiros dias de campanha 

13/04/2022 12:08
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Desde 4 de abril, foram imunizados 1.154 profissionais da saúde

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta quarta-feira, 13, o balanço dos primeiros dias de vacinação contra o sarampo. De acordo com dados do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, desde o dia 4 de abril, início da campanha, até a última segunda-feira,11, foram imunizados 1.154 profissionais da saúde. A primeira fase, que contempla profissionais desta área, se estende até o final do mês.  

“O sarampo é uma doença com um alto potencial de transmissão. Por isso, reforçamos a necessidade da imunização daqueles profissionais que prestam serviço à comunidade e que estão expostos diariamente a diversos agentes patogênicos”, acrescenta o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta. 

A vacinação está disponível em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local (confira aqui). Para receber a imunização, trabalhadores da saúde devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Estão incluídos profissionais dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. 

Para pessoas com mais de 12 anos, pode haver coadministração das vacinas contra o sarampo e qualquer outra vacina. Já para as crianças, a vacina contra o sarampo pode ser administrada com qualquer outra, menos com a da Covid-19. Crianças que receberam a vacina contra a Covid-19 devem aguardar 15 dias para receber qualquer vacina, inclusive sarampo. 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A estratégia de vacinação contra o sarampo com a vacina tríplice viral foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1992, com o propósito de controlar surtos da doença, reduzir internações, complicações e óbitos.

Etapas da Campanha 

Primeira etapa: de 4 a 30 de abril 
Público Alvo: trabalhadores da saúde.
Documento necessário: contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício

Segunda etapa: de 2 de maio a 3 de junho
Público alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
Documentação: apresentação da caderneta de vacinação. 



 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes