Saúde adota protocolo de enfermagem para diabetes e hipertensão

14/11/2024 16:15

Equipes de enfermagem que atuam nas unidades de saúde da Capital passam a contar com um protocolo com informações para acompanhamento de pessoas com diabetes e hipertensão. A ideia é subsidiar os profissionais para direcionar o trabalho e registrar os cuidados executados na resolução ou prevenção das doenças.

O documento foi entregue nesta quinta-feira, 14, ao secretário Fernando Ritter. “É importante que as equipes conheçam o conteúdo para que possam aplicar no dia a dia do cuidado com os pacientes”, afirmou o gestor. A entrega ocorreu para marcar o Dia Mundial do Diabetes.

Conforme a enfermeira Vanessa Severo Coffy, da Diretoria de Atenção Primária, o protocolo foi elaborado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS) e adaptado à realidade de Porto Alegre. “A questão principal não é medicamentosa, mas voltada à mudança do estilo de vida, com hábitos saudáveis, qualidade das atividades e da alimentação, estimulando a criação de grupos com ênfase em educação e saúde”, disse. O objetivo é contribuir para que se tenham não só adultos, mas crianças mais saudáveis.

Em janeiro, estão previstas capacitações com os profissionais das unidades de saúde para a utilização do protocolo. O documento se baseia nas evidências científicas e nas especificidades regionais para estabelecer as melhores práticas no contexto da enfermagem.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins