Saúde amplia acesso a insumos para pacientes diabéticos

09/09/2019 11:37
Divulgação / PMPA
SAÚDE
Agora a solicitação é feita diretamente na unidade de saúde do paciente

Mais pessoas estão incluídas nos critérios do Programa Municipal de Insumos para Diabetes, com quantidades definidas conforme a necessidade de cada caso. Portadores de diabetes mellitus tipos 1 e 2 em uso de insulina, diabetes mellitus pré-gestacional e gestacional atendidos pelo Sistema Único de Saúde na Capital recebem aparelho para leitura e medição de açúcar no sangue, seringas para aplicação de insulina, tiras reagentes e lancetas.

Conforme o coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leonel Almeida, foi feita nova portaria definindo critérios clínicos a respeito da quantidade efetiva para o controle da glicemia e o uso adequado da insulina. O atual critério está associado às condições de saúde do paciente e ao uso de certos tipos de insulina. A partir da atualização, foi possível ajustar o consumo e qualificar os critérios de inclusão.

O novo fluxo facilitou o acesso aos insumos, já que agora a solicitação é feita diretamente na unidade de saúde do paciente. Antes, era necessário ir até a sede da secretaria com a solicitação feita pelo médico. “Tudo é resolvido na unidade de saúde, ou seja, o médico identifica os critérios para verificar se a pessoa está apta a ser incluída e solicita consulta especializada com farmacêutico”, explica Almeida, afirmando ser iniciativa pioneira no país quanto à interligação das consultas com a área de farmácia, via sistema informatizado.

Consultas – Além da ampliação do acesso, pacientes diabéticos que recebem insumos passam a contar com consultas farmacêuticas a partir de setembro. Pioneira no país, a iniciativa possibilita que o profissional oriente quanto ao uso do aparelho para medição e leitura da glicemia, armazenamento e preparo da insulina, técnica correta de aplicação e manejo adequado em casos perigosos de hiper ou hipoglicemia.

Na consulta, o farmacêutico dá orientações aos pacientes a respeito do uso da insulina. “O profissional verifica se a pessoa sabe agitar o produto adequadamente e aspirar a quantidade prescrita, garantindo o uso correto e seguro e dando mais autonomia ao paciente no tratamento”, diz o coordenador. Serão até quatro consultas, conforme a necessidade de cada um, momento no qual o farmacêutico avalia o grau de independência e autocuidado.

As mudanças foram possíveis a partir da implantação do Sistema de Dispensação de Medicamentos (DIS) e do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). A informatização possibilitou o controle de estoque e a reestruturação do programa com o objetivo de atender mais pessoas com qualidade e segurança.   

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes